terça-feira, julho 21, 2015

Hawking lança programa que vai buscar vida extraterrestre

Hawking apresenta seu plano
O cientista britânico Stephen Hawking lançou nesta segunda-feira (20) a maior busca de vida extraterrestre já realizada, com um projeto de dez anos que pretende escanear o espaço à procura de sinais de vida inteligente. O projeto Breakthrough Listen, apoiado pelo empreendedor russo Yuri Milner, custará US$ 100 milhões e será a tentativa mais poderosa, completa e intensiva de encontrar sinais de vida extraterrestre no Universo. “Em um universo infinito, devem existir outros casos de vida. Pode ser que, em algum lugar do cosmos, talvez exista vida inteligente”, declarou Hawking no lançamento desse projeto na Royal Society, a academia britânica de Ciências, em Londres. “Seja como for, não há maior pergunta. É hora de se comprometer a encontrar uma resposta, de buscar vida além da Terra. Devemos saber”, acrescentou.

O projeto utilizará alguns dos maiores telescópios já criados para buscar sinais de laser e espectros eletromagnéticos. Em paralelo a essa iniciativa, foi lançado o projeto Breakthrough Message, uma competição internacional para criar mensagens digitais que representem a humanidade. Até o momento, não foi decidido enviar mensagens ao espaço, e o projeto deve gerar debate sobre se os seres humanos devem fazer isso ou não.


Nota: O grande astrônomo norte-americano Carl Sagan morreu de câncer em 1996 acreditando que um dia faríamos contato com seres extraterrestres inteligentes. Agora Hawking parece manifestar a mesma esperança. Embora não exista evidência real alguma da existência de seres inteligentes fora da Terra (apenas suposições e estimativas), o cientista britânico coloca sua fé nisso, assim como fez Sagan. É uma pena que eles deixem a vida passar sem se lançarem a uma busca ainda mais importante: a busca do Criador. Na verdade, é uma pena que pesquisadores como Sagan e Hawking mantenham a mente aberta para o contato com ETs, enquanto rejeitam Deus a priori, embora haja evidências interessantes da existência dEle (leia isto). Mas há um perigo real aqui: se Satanás e seus anjos (verdadeiros “extraterrestres” confinados a este planeta) realmente existirem (e tenho motivos para crer que existem) e resolverem simular a aparição de ETs, mesmo pessoas com a mente científica como a de Hawking poderão cair nesse grande engano. [MB]