quinta-feira, julho 16, 2015

Encontrado espermatozoide de “50 milhões de anos”

Complexidade registrada em rocha
Especialistas descobriram um espermatozoide animal de 50 milhões de anos, o mais antigo já encontrado. A descoberta foi num casulo na Antártida. O espermatozoide pertence a uma família que inclui minhocas e sanguessugas, segundo os pesquisadores do Museu Sueco de História Nacional. Acredita-se que a descoberta, divulgada na publicação Biology Letters, seja 10 milhões de anos mais velha que o registro anterior. Cientistas dizem que o esperma fóssil Clitellata é muito parecido com o esperma de vermes de lagostas, que se alimentam de matérias encontradas na parte externa do corpo do animal. “Pode parecer que (a amostra) esteja preservada em detalhes perfeitos mas, no final, a estrutura em si está fossilizada”, disse o paleontologista Benjamin Bomfleur, da equipe que fez a descoberta. “Temos a forma exterior e a forma das células do espermatozoide preservadas. Podemos até ter uma formação anatômica interna das células do espermatozoide ainda preservada, mas não temos certeza sobre isso ainda. Mas, mesmo se a anatomia estiver preservada, o material que o compõe está alterado, então não é o material orgânico original que compõe o esperma passado dos animais.”

A descoberta foi feita por acaso por Stephen McLoughlin, que integra a equipe de Bomfleur, enquanto ele analisava amostras de rochas da Antártida. Segundo Bomfleur, ambos já haviam estudado casulos fossilizados e sabiam que eles poderiam conter micro-organismos.

“Analisamos os casulos com cuidado e os analisamos através de diferentes métodos microscópicos para ver se há alguma coisa dentro”, diz. “Mas foi uma surpresa encontrar esperma.”

A equipe quer, agora, analisar mais exames de casulos antigos, na perspectiva de que descobertas semelhantes possam ser feitas. “Acreditamos que levantamentos de casulos antigos podem abrir uma janela única para a [suposta] história evolutiva de uma gama de micro-organismos invertebrados que não têm registro fóssil”, diz o artigo.


Nota: Além do fato de que a preservação de uma estrutura tão frágil depende de um sepultamento imediato sob lama, fica a questão: Há supostos 50 milhões de anos, os seres vivos já dispunham de “máquinas” ultracomplexas como os espermatozoides? Como já disse inúmeras vezes aqui, mesmo avançando para um passado supostamente remoto, a complexidade da vida está lá, desde sempre. Isso não lhe diz nada? [MB]