sexta-feira, julho 17, 2015

UEM abre espaço para discutir as origens

A universidade cumprindo seu papel
As últimas décadas têm testemunhado repetidos debates midiáticos sobre a controvérsia da origem da vida, particularmente na América do Norte. É o caso do famoso julgamento de Dover, que tratou da decisão de uma escola da Pensilvânia de ensinar a Teoria do Design Inteligente como alternativa à Teoria da Evolução, em 2005. O debate a respeito da origem da vida no Brasil não é recente. Todavia, no final do último ano o assunto ganhou repercussão destacável da mídia por causa da realização do 1o Congresso Brasileiro do Design Inteligente, em Campinas, que contou com um comitê científico de mais de 300 pesquisadores. Entendemos, portanto, que existe uma discussão instalada no meio acadêmico sobre a origem da vida, mas não encontramos nesse meio um espaço adequado para a apresentação e o confronto das ideias concorrentes. Em face dessa necessidade, a Comissão Organizadora, composta por alunos e professores da UEM, decidiu criar um evento para que a comunidade acadêmica e externa pudesse analisar as teorias concorrentes de uma forma sistemática.

O curso de extensão “Diferentes Olhares sobre a Origem da Vida” é uma iniciativa que busca tornar a informação acessível em uma base sistemática e fornecer um espaço para a discussão aberta e livre da questão. Contaremos com a participação de ministrantes que apresentarão as três grandes vertentes para a questão da origem da vida: a Teoria do Design Inteligente, a Teoria da Evolução e o Criacionismo. Cada uma dessas vertentes será apresentada por um cientista que a represente como adepto. Em outras palavras, a Teoria da Evolução será apresentada por um cientista evolucionista, a Teoria do Design Inteligente será apresentada por um cientista teórico do design inteligente e o Criacionismo será apresentado por um cientista criacionista. (Confira a programação aqui.)

O evento não terá como objetivo defender ou apresentar qualquer uma das três vertentes em preferência às demais. Nosso objetivo é conceder espaços e condições iguais para que os participantes possam adquirir uma visão crítica a respeito de cada vertente e formar suas próprias opiniões. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

Esperamos por você!

A Comissão Organizadora (UEM)

Nota: A Universidade Estadual de Maringá está simplesmente de parabéns pela iniciativa. Com isso, ela prova que é realmente democrática e privilegia o pensamento plural e a análise de ideias, sem patrulhamentos. Que a iniciativa sirva de exemplo para outras instituições. [MB]