quinta-feira, julho 16, 2015

Qual a melhor maneira de emagrecer?

Essa funciona!
O problema de começar uma dieta é que ela vai ser uma solução temporária para perder peso. Se você não quiser ganhar o dobro de quilos em seguida, uma mudança de estilo de vida permanente será muito mais eficaz. E, de acordo com um novo estudo, a melhor mudança que você pode fazer para perder peso é se tornar um vegano. No entanto, esse modo de vida não é para todos, afinal, exige alterações drásticas na dieta. O pesquisador Ru-Yi Huang, do E-Da Hospital em Taiwan, analisou os resultados de 12 estudos sobre dietas, envolvendo 1.151 participantes ao longo de 9 a 74 semanas. Esse foi o primeiro estudo que combinou os resultados de vários projetos independentes e pesou os resultados de dietas vegetarianas e veganas contra outros planos alimentares. Huang descobriu que os participantes que passaram sem carne foram os melhores em se livrar dos quilinhos extras. Os vegetarianos perderam mais peso em comparação com os carnívoros (cerca de 2kg), e os veganos perderam ainda mais (cerca de 2,5kg). Vegetarianos que consumiam laticínios e ovos perderam cerca de 1,48 kg a mais do que aqueles em uma dieta não vegetariana.

As pessoas que seguem dietas vegetarianas têm uma menor ingestão de calorias do que o normal e perdem mais quilos sem quaisquer limitações em seus hábitos alimentares (visto que tudo que eles comem é saudável, praticamente). Huang observa que os grãos integrais, frutas e legumes criam uma espécie de ciclo harmonioso no corpo que permite a digestão mais lenta, além de levarem a menores valores de índice glicêmico, o que por sua vez evita os picos nos níveis de açúcar no sangue.

As frutas e os grãos integrais são ricos em fibras, além de muitas plantas conterem antioxidantes, minerais e outros produtos químicos naturais que protegem a saúde. As fibras ajudam a retardar a velocidade com que a comida deixa o estômago e garantem a boa digestão. Também permitem que nutrientes suficientes sejam absorvidos enquanto o alimento se move através dos intestinos. Várias pesquisas têm relatado que o consumo de fibras ajuda na perda de peso.
O resultado da análise levou Huang a concluir que “as dietas vegetarianas são mais eficazes do que as dietas não vegetarianas para perda de peso”. 


Nota: O livro de Gênesis, contido no Manual da Vida, a Bíblia Sagrada, mostra claramente qual foi a dieta originalmente estabelecida pelo Criador: “Disse Deus: ‘Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês’” (1:29). Não é por acaso que o vegetarianismo se adequa melhor às necessidades humanas. Fomos criados para ser vegetarianos. Quanto ao veganismo, há alguns excessos nesse estilo de vida: os veganos não consomem (nem usam) nada que tenha origem em animais (nem mesmo o mel, por exemplo). Ao passo que um vegano pode ingerir café (que faz mal), ele dispensará artigos em couro. Assim, a principal motivação para um vegano usar alimentos de origem vegetal está mais fundamentada numa ideologia de preservação dos animais do que, necessariamente, na saúde. Os veganos chegam ao ponto de chamar os animais de “animais não humanos”. [MB]