quinta-feira, julho 16, 2015

Viemos todos de uma mesma mulher

Bíblia e ciência convergem
Mais uma evidência de que a Bíblia é uma fonte de informações científicas precisa: Viemos todos de uma mesma mulher! Todos os povos da Terra são uma única família e têm origem comum. Segundo a Bíblia: “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo [...] assim a morte se espalhou a todos os homens” (Romanos 5:12). Em 1987, um estudo norte-americano liderado pela Dra. Rebecca L. Cann fez uma importante pesquisa sobre DNA mitocondrial que é repassado de uma geração para a outra pela parte feminina, e não pela parte masculina.[1] Ela e sua equipe selecionaram 147 pessoas do mundo todo e descobriram que essas pessoas, que não tinham qualquer ligação sanguínea umas com as outras, tinham o mesmo DNA mitocondrial. Isso significa que todos vieram de uma mesma mulher. Esse artigo ficou conhecido como a “Eva mitocondrial”.

No entanto, para os evolucionistas, a Eva mitocondrial tinha vivido entre 100 a 200 mil anos na África.[2] Ademais, eles não acreditam que a Eva mitocondrial seja a única mulher na face da Terra, naquele momento; ela teria, sim, coexistido com outras mulheres. Porém, ela teria sido a única mulher que conseguiu produzir uma linhagem direta de descendentes.

Entretanto, outros estudos genéticos fizeram uma análise diferente do DNA mitocondrial, calibraram os relógios moleculares e descobriram que a Eva mitocondrial deveria ter vivido há 6.000-6.500 anos atrás.[3, 4] Isso porque, baseando-se no DNA de um antigo czar russo, os investigadores descobriram que talvez o DNA mitocondrial sofra mutações 20 vezes mais rápido do que se pensava.[3, 4] Estudos anteriores indicavam uma mutação a cada 600 gerações (uma a cada 12 mil anos). No entanto, as novas análises encontraram uma mutação a cada 40 gerações (uma a cada 800 anos).

Os criacionistas ficaram animados com essa descoberta científica, pois ela reforça o que a Bíblia diz acerca da verdadeira história das origens: “Adão pôs na sua mulher o nome de Eva por ser ela a mãe de todos os seres humanos” (Gênesis 3:20).

No entanto, os autores enfatizaram que ninguém pensa que esse é o caso.[2] É claro que eles não afirmariam ser o caso, uma vez que são doutrinadamente evolucionistas e, acima de tudo, espertos. Se admitissem isso, imediatamente as portas da comunidade científica seriam fechadas para eles (financiamento de projetos, publicações de artigos em revistas, etc.).

Conclusão: os seres humanos se originaram de outro ser humano, em uma cronologia que condiz com o relato bíblico de Gênesis.

(Everton Alves)

Referências:
[1] Cann RL, Stoneking M, Wilson AC. “Mitochondrial DNA and human evolution.” Nature. 1987; 325:31-36.
[2] Gibbons A. “Calibrating the Mitochondrial Clock.” Science. 1998; 
279(5347): 28-29.
http://www.sciencemag.org/content/279/5347/28.summary
[3] Loewe L, Scherer S. “Mitochondrial Eve: the plot thickens.” Trends in Ecology & Evolution 1997; 12(11):422-3.
[4] Parsons TJ, Muniec DS, Sullivan K, Woodyatt N, Alliston-Greiner R, Wilson MR, Berry DL, Holland KA, Weedn VW, Gill P, Holland MM. “A high observed substitution rate in the human mitochondrial DNA control region.” Nat Genet. 1997; 15(4):363-8.