quinta-feira, janeiro 31, 2013

Universidades importantes têm cursos reprovados

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União uma nova relação de cursos superiores que tiveram desempenho insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2011, que leva em conta a estrutura das instituições, o quadro de professores e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A nova lista traz 38 graduações de 21 instituições de ensino, entre elas quatro universidades federais, as universidades católicas de São Paulo (PUC-SP), Campinas (PUC-Campinas), de Minas Gerais (PUC-Minas) e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os cursos que receberam nota igual ou menor que 2 no CPC - em uma escala que vai até 5 - serão punidos com a suspensão de autonomia, ficando impedidos de abrir novas vagas enquanto não forem cumpridas as exigências do MEC para a melhoria dos indicadores. Na lista estão sete centros universitários, quatro institutos federais de educação, cinco universidades privadas, além das quatro universidades federais: de Rondônia, do Tocantins, do Vale do São Francisco e do Recôncavo da Bahia. Veja a lista completa no Diário Oficial de hoje.

De acordo com o MEC, a portaria publicada hoje complementa o conjunto de medidas para melhoria do ensino superior anunciada em dezembro. “Esses cursos obtiveram conceito insatisfatório pela primeira vez e ainda não haviam entrado na listagem oficial de perda de autonomia porque passavam por processo de análise, concluída agora”, disse o órgão por meio de sua assessoria. [...]


Comentário do leitor Murilo Bernardo Pereira: “Observando a relação de universidades que não atingiram o índice satisfatório exigido pelo MEC, divulgado neste mês no Diário Oficial, podemos perceber que a nota 4 [a máxima é 5] no Enade do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) é ainda mais valiosa. Universidades famosas como a PUC, por exemplo, entraram na lista de cursos reprovados. Ou seja, fundamentado no Criacionismo [mas sem deixar de ensinar o evolucionismo], nosso curso está à frente de instituições que impõem o evolucionismo. Isso é um importante índice a favor do Criacionismo.” 

Criação e moralidade (esboço)


Leia o comentário aqui.

Programa Em Busca das Origens (convites)





Acompanhe amanhã, a partir das 20h, pelo endereço: aovivo.adventistas.org

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Conexão 2.0 traz versão criacionista da pré-história

"Birrento, intrometido e temperamental. Irritante e engraçado ao mesmo tempo. Quem não se lembra do Baby, o pequeno dinossauro rosa, que aprontava todas e que ficou conhecido pelas frases: 'Não é a mamãe!' e 'Você precisa me amar!'? Pois é, na edição deste trimestre, a Conexão 2.0 deu uma viajada no tempo e foi até a Pré-História. Lá, não deu pra entrevistar a Família Dinossauro nem Os Flintstones, mas colhemos informações que vão ajudar você a enxergar a vida nas cavernas com outros olhos." Assim começa o editorial desta nova edição da revista Conexão 2.0 (que já foi Conexão J.A., em seus primórdios, quando tive o prazer de ser editor dela). De lá para cá, a revista evoluiu bastante, "sob nova direção". O editor atual é o jornalista Wendel Lima, bastante antenado nas novidades tanto do mundo das revistas quanto nos assuntos que interessam ao público leitor da Conexão, os adolescentes e os jovens. A infografia da revista está espetacular. Os textos, bem escritos e concisos convidam à leitura. E arte da capa desta edição, então? Uma obra-prima do desenhista Thiago Lobo (meu parceiro na produção das tirinhas do Cético). 

Quando o Wendel me perguntou o que eu achava de uma capa sobre a Pré-História, eu disse que a revista faria história abordando esse tema pouco tratado pelos criacionistas. A dificuldade seriam as fontes. Mas o Wendel, bom repórter que é, foi atrás das informações, entrevistou pesquisadores brasileiros e estrangeiros e produziu uma matéria bastante informativa e bem clara sobre a posição criacionista a respeito desse tema controvertido. Nem preciso dizer que vale a pena ler! (Você pode folhear a revista aqui, mas o melhor mesmo é fazer sua assinatura aqui.)

Além da ótima reportagem de capa, há outros motivos para você ler esta edição de ponta a ponta. A revista traz uma entrevista com Gary Habermas, professor universitário que há 30 anos estuda as evidências históricas da ressurreição de Cristo. E ele garante: a tumba de Jesus ficou vazia naquele domingo de Páscoa! E mais: O que a ciência e a Bíblia dizem sobre as Experiências de Quase-Morte (EQM)? Como seria o Ocidente se Jesus não tivesse nascido? Etc., etc., etc.

Conexão 2.0 é a revista para quem quer entender a realidade, experimentar o que vale a pena e mudar seu mundo. Para assinar, basta acessar o site da editora www.cpb.com.br ou ligar para 0800-9790606. Siga e curta também a revista nas redes sociais: www.twitter.com/conexao_20 e www.facebook.com/conexao20. E para ler as edições anteriores, acesse www.conexao20.com.br.

Michelson Borges

Começando do zero

Como o Universo, o planeta Terra com toda a vida exuberante e os seres humanos vieram à existência? Essa pergunta ancestral é uma das mais importantes para o ser humano; deve ser feita por qualquer pessoa que tenha o mínimo de inclinação a indagações metafísicas.

No transcorrer dos séculos, o tema das origens ocupou as áreas mitológica, filosófica, teológica e científica, tornando-se assunto de grande interesse para a humanidade. Atualmente, quando vivenciamos um momento especial da História, a questão das origens assumiu proporções significativas, a ponto de causar um grande conflito de cosmovisões. No entanto, o problema central não se encontra em perguntar, mas em responder. A humanidade é unânime na pergunta, mas discordante na resposta. O questionamento é um só; porém, a resposta fragmenta-se em, pelo menos, três discursos principais e excludentes entre si: criação ex materia (da matéria), criação ex deo (extensão de um deus) e criação ex nihilo (do nada).   

O primeiro modelo de pensamento traz a visão materialista das origens ao defender que a matéria (ou energia física) é eterna. A criação ex materia (talvez criação seja um termo inadequado) engloba duas visões: a primeira, Deus criou (formou, construiu) a partir de matéria eterna e preexistente; a segunda, não havia Deus para criar, sendo o Universo sua própria causa. Esta última versão parece satisfazer as mentes ateísta e agnóstica, tendentes ao conceito de evolução. Reflete a Lei de Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

A criação ex deo não deixa de ser interessante para muitas pessoas inclinadas ao misticismo panteísta. Tal visão, tão antiga e abrangente quanto a anterior, promove o conceito de que todo o Cosmos é uma emanação de certo deus, não se fazendo nenhuma distinção entre o criador e as coisas criadas. Nesse sentido, conforme Norman Geisler comenta, “o que chamamos de ‘matéria’ é ilusão, como um sonho ou uma miragem. [...] Há um Criador, mas não há criação. Ou, no mínimo, só podemos dizer que há uma criação pelo reconhecimento de que a criação vem de deus como um sonho vem de uma mente. O universo é apenas o que deus pensa”. 

Na terceira proposta - criação ex nihilo -, tudo o que existe proveio da palavra poderosa de um Deus pessoal, eterno e transcendente. Esse Ser não dependeu de matéria preexistente; Ele não é simplesmente um Formador, Arquiteto ou Construtor, mas o Originador e Produtor de toda a criação. No tocante a esse pensamento, li certa vez na internet um texto que eu poderia chamar de absurdo, elaborado por um anticriacionista. Em flagrante desrespeito às regras elementares de exegese e hermenêutica bíblicas, o autor ousou reelaborar o texto de Gênesis da seguinte forma: “E o Espírito de Deus pairava sobre a face do caos.” Na contramão do sentido explícito da Palavra de Deus (Rom. 4:17; Col. 1:16 e 17; Heb. 11:3), o autor distorce o segundo versículo do livro de Gênesis (e, por conseguinte, toda a Bíblia) para criar um subtexto estranho, num pretensioso exercício de superinterpretação. E o pior: tenta colocar a Bíblia contra si mesma! A conclusão a que o “intérprete” chega? As águas são “eternas”, não foram criadas e representam o caos primordial. Delas o próprio Deus poderia ter Se originado! Ou seja, sobrepõe-se a interpretação de certas culturas pagãs à história da criação bíblica, apenas para se tentar demonstrar que “aparentemente, nenhum sistema de pensamento mítico jamais defendeu realmente que o Universo foi criado, ou surgiu, a partir do Nada, nem mesmo o cristianismo. A dita creatio ex nihilo que muitos teólogos defendem pode não passar de um inacreditável mal entendido. [...] Não há creatio ex nihilo na Bíblia. O Universo foi criado a partir das Águas. A partir do CAOS” [em maiúsculas].

O objetivo estratégico do autor? Assemelhar o texto bíblico às narrativas mitológicas pagãs, na tentativa de desmontar a interpretação clássica, que reconhece a criação do nada pelo poder do Deus transcendente à matéria. Felizmente, não há endosso exegético para essa equivocada e esdrúxula interpretação.

Filosoficamente, a criação ex nihilo é a mais coerente das três propostas. Além disso, está solidamente estabelecida na Bíblia. E para os contestadores desse pensamento Norman Geisler explica mais uma vez: “O ditado ‘nada vem do nada’ não é absoluto. Significa que algo não pode ser causado por nada, não que nada não pode vir depois do nada. Isto é, algo pode ser criado do nada, mas não por nada. Deus fez o universo existir a partir da inexistência. Ex nihilo simplesmente denota movimento de um estado de nada para um estado de algo. Não implica que o nada é um estado de existência do qual Deus formou algo. Nada (além de Deus) é um estado de inexistência que precedeu o surgimento do Universo. Quando ateus e panteístas usam a preposição ex, eles querem dizer ‘de’ no sentido de uma causa material. Com ex um teísta quer dizer uma causa eficiente. O meio-dia vem ‘da manhã’, depois da manhã, mas não literalmente dela.” Criar do nada, portanto, é produzir, originar – concepção que só o teísmo judaico-cristão defende ao reconhecer, singularmente, o Deus revelado nas Escrituras.    

Da criação ex materia só posso extrair o secularismo, o relativismo, as filosofias do desespero, a ética situacional, a eliminação da metafísica e a ausência de Deus: tudo me leva ao vazio existencial e desemboca na morte. Da criação ex deo aparece um deus impessoal, deus-energia, sem personalidade, do qual procedem o bem e o mal presentes no mundo. Nessa visão, eu, a criatura, sou apenas uma ilusão ou, quando muito, um ser que se dissolverá no Todo. Não, não fico satisfeito com isso, pois “nenhum princípio intangível, nenhuma essência impessoal ou simples abstração poderia satisfazer às necessidades e anelos dos seres humanos nesta vida de lutas com o pecado, tristeza e dor. Não basta crermos na lei e na força, em coisas que não têm piedade ou nunca ouvem o brado por auxílio. Precisamos saber acerca de um braço todo-poderoso que nos manterá, e de um Amigo infinito que tem piedade de nós. Necessitamos de nos agarrar à mão aquecida pelo amor, confiar em um coração cheio de ternura. E efetivamente assim Deus Se revelou em sua Palavra” – é a conclusão a que chega certa autora cristã. É também a minha, ao rejeitar a criação ex deo.  

Por que prefiro a criação ex nihilo? Simplesmente porque ela me proporciona a melhor explicação não só para o problema das origens, mas também para a lei de causalidade e para o dilema da nossa existência neste mundo de dor e pecado. Indica-me um futuro esperançoso ao apontar para os prometidos “novos céus e nova terra”. Além do mais, a visão de Deus embutida nesse conceito é a única a satisfazer os anseios das pessoas que lutam tanto contra o mal externo quanto contra o mal intrínseco à sua natureza. E se, do nada, Deus foi capaz de criar o Universo inteiro e de formar um planeta tão lindo e maravilhoso, é do nada também que Ele cria em nós um novo coração, um novo mundo interior. O rei Davi, sabedor dessa verdade, passou pela experiência da recriação quando pediu a Deus: “Cria em mim, ó Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sal. 51:10). Davi havia pecado gravemente e sabia que seu mundo interior estava um caos. Todavia, esse homem “segundo o coração de Deus” conhecia também o poder da palavra do Senhor. A seu pedido, Deus o refez nova criatura. Ex nihilo foi-lhe gerado um novo ser espiritual, conforme a imagem do Criador.

Há milhões de vidas caóticas neste planeta. Deus deseja pôr ordem e beleza em todas elas, começando do zero, se preciso for. Muitas pessoas se sentem como se fossem nada, vagando pela vida sem razão ou propósito, sem amor. A você apresento uma verdade tão segura quanto a origem dos céus e da Terra pela palavra divina; verdade consoladora que me chegou num momento muito difícil: “Quando a sua vida parecer estar cheia do nada, lembre-se de Deus; pois é do nada que tudo começa.”
      
(Frank de Souza Mangabeira, membro da Igreja Adventista do Bairro Siqueira Campos, Aracaju, SE; servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe; com exclusividade para o blog Criacionismo.com.br)

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Criação e moralidade (comentário)

Ideia central 1: Ter sido criados à imagem e semelhança de um Deus plural significa que manifestamos essa imagem quando nos relacionamos, especialmente no contexto do casamento, que provê ainda o potencial para a multiplicação. Em certo sentido, Deus concedeu o poder criador ao homem e à mulher. Curiosa e diferentemente dos animais, os seres humanos têm conceitos de moral. Por que um amontoado de matéria teria isso? Por que deveríamos confiar nas conclusões e na moral oriundas de um cérebro tido como apenas um aglomerado de moléculas? As “explicações” evolucionistas para a existência da moralidade têm se mostrado insuficientes. A única resposta lógica é que o Legislador universal nos fez à imagem dEle. Portanto, somos dotados de uma moralidade que se reporta à moral absoluta dEle, ainda que de maneira inconsciente, para alguns.

Ideia central 2: A crença na origem da humanidade a partir de um casal nos torna a todos irmãos e dotados da mesma dignidade, independentemente de sexo, etnia ou condição social. O darwinismo social, de certa forma, ajudou a combater essa ideia, justificando o domínio do mais fraco pelo mais forte. Na Bíblia, Deus é apresentado como um Ser de amor incondicional e Jesus nos convida a ser como Ele (Mt 5:44-48). A parábola do bom samaritano (Lc 10:29-37) contradiz totalmente a lei do mais forte e apresenta o caráter de Deus na prática; o caráter que deve ser manifestado pelos seres criados à imagem dEle. O fato de o ser humano possuir moralidade o torna responsável por esse senso e ele será julgado por essa compreensão.

Para refletir

1. O que significa o fato de termos sido criados pelo Deus triúno?
2. Por que a ideia de moralidade contradiz o evolucionismo naturalista?
3. A humanidade tem origem em um casal criado por Deus. Como essa crença afeta as relações humanas e contradiz o darwinismo?


Descoberta pode solucionar “enigma” bíblico

Achados arqueológicos recentes podem comprovar que a cidade de Siló, antiga capital de Israel, foi destruída por um grande incêndio. Essas descobertas na região central de Israel desvendariam o mistério envolvendo a ruína dessa cidade mencionada no Antigo Testamento. Fragmentos de um jarro de barro foram descobertos em meio a uma camada de cinzas avermelhadas. Esse é um forte indício para resolver definitivamente o enigma milenar sobre como a cidade foi destruída. Em Siló, o Tabernáculo foi colocado durante o período conhecido como “dos juízes”. O local serviu como capital de Israel e centro espiritual por 369 anos, até a sua destruição. Após ser saqueada pelos filisteus deixou de ser a capital. A área continuou sendo habitada até 722 a.C., quando a Assíria invadiu o Reino de Israel. Atualmente, na região fica a cidade de Rosh Ha’ayin. [Continue lendo.]

Quando o Pai proíbe, obedeça

Em declaração ao portal Terra, o estudante João Vitório Tavares, 19 anos, diz que poderia ter sido mais uma das mais de 200 vítimas do incêndio na boate Kiss, ocorrido na madrugada de domingo (27), em Santa Maria, RS. Segundo ele, sua vida foi salva pelo pai. “Os guris já tinham me ligado umas setes vezes para ir para a Kiss, já tinha até me arrumado, mas meu pai trancou o pé na porta e não me deixou sair. Acabei dormindo e fui acordado por várias ligações me perguntado se eu estava bem”, disse o estudante. Ele perdeu ao menos três amigos na tragédia. “Poderia ter sido eu, era para eu estar lá”, pondera. “A ficha ainda não caiu, não sei como pode ter acontecido uma coisa dessas.”

A experiência do jovem João faz pensar nas proibições de Deus. Somos livres para escolher nosso caminho, mas não somos livres para dar as costas para as consequências dessa escolha. Mesmo quando Deus “tranca o pé na porta”, ainda podemos insistir e dizer “não”. Ele respeita nosso livre-arbítrio. Com lágrimas nos olhos (como fez o pai do filho pródigo), Ele diz: “Ok, filho, siga seu caminho, mas não se esqueça de que sempre estarei aqui, de braços abertos, para recebê-lo.”

Quando Deus nos adverte para evitar o consumo do álcool, Ele o faz porque sabe que essa invenção diabólica tem o poder de destruir famílias, vidas, carreiras. Quando Ele recomenda o sexo após o casamento, o faz porque sabe que o sexo é uma bênção (porque Ele o criou), quando praticado no contexto certo, com a pessoa certa, na hora certa; mas, quando usado com irresponsabilidade, o sexo é fonte de tristeza, frustração, desilusão e até doenças. Quando nos pede para escolher sabiamente os lugares que escolhemos frequentar, as pessoas com que vamos nos relacionar e os prazeres a que vamos nos entregar, Deus faz isso porque sabe que lugares, pessoas e prazeres podem representar bênção ou maldição; podem edificar ou destruir; podem refazer, recrear, santificar, revigorar ou desfazer, poluir e escravizar.

Relacione-se com Deus para conhecer a vontade dEle para sua vida. Reconheça que neste mundo somos todos “adolescentes inconsequentes” carentes da orientação do Pai. Ore, converse com Ele e leia a carta de amor que Ele deixou para você, a Bíblia Sagrada. Nela estão os conselhos e as orientações necessários para que tenhamos uma vida tão segura e frutífera quanto é possível neste mundo de pecado. E quando Deus “trancar o pé na porta” querendo bondosamente impedir sua passagem, fique feliz. Você tem um Pai que se importa com você.

Michelson Borges

domingo, janeiro 27, 2013

De tragédia em tragédia

É impossível não nos sensibilizarmos com a dor dos que perderam um filho, um irmão, um amigo na tragédia ocorrida na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Centenas de jovens saíram de casa e podem ter ouvido um “divirta-se” ou “não volte muito tarde”, sem saber que aquilo significava um adeus. É claro que milhares de pessoas morrem todos os dias das mais diversas causas e nos mais diversos lugares, mas não se espera que jovens – tantos jovens (a maioria entre 16 e 20 anos, num total de mais de 230 pessoas) – se despeçam tão subitamente da vida quando acham que a estão “curtindo”. Os jovens raramente pensam que ao deixar suas casas podem estar se despedindo da vida. Na verdade, nenhum de nós costuma pensar que a vida é tão curta e frágil. Quase nunca pensamos que nosso carro ou nosso voo terminará envolvido numa tragédia, até que uma tragédia nos faz acordar para a realidade.


Tragédias como essa ocorrida na madrugada de domingo (27) têm a força de nos fazer acordar para a triste realidade da vida. Nos mantêm suspensos num transe, é verdade, mas joga em nosso rosto a dura verdade de que somos mortais e vivemos aqui apenas de passagem – uma rápida passagem sem volta.

Muitos jovens entraram na boate com identidade falsa (era um baile para maiores de 18), os seguranças (segundo testemunhas) tentaram impedir que a multidão saísse pela porta principal, havia irregularidades no estabelecimento (segundo os bombeiros). Saber disso, agora, não significa muito para quem perdeu um querido. Também não é hora de condenar quem não deveria estar no lugar errado, na hora errada. É hora de solidariedade, de oração pelos que sofrem, de ajuda no que for possível.

É hora, também, de nos lembrarmos de que este mundo não é um lugar seguro para se viver. Que a morte nos ronda a cada instante. E que multidões descem à sepultura sem ouvir falar de um mundo em que o prazer será real, a vida será eterna e a dor não mais existirá. Enquanto isso, enquanto a vida-pesadelo segue seu ritmo pontuada de tragédias, devemos pensar mais na vida real, que é nossa por causa da promessa daquele que nunca mentiu: Jesus.

Essa tragédia em Santa Maria me faz pensar que há dois mil anos outra tragédia, presenciada por uma santa mulher chamada Maria (e outros santos), vitimou o Deus-homem que viveu fazendo o bem. E foi essa tragédia que conquistou para nós o direito de um dia viver livres para sempre das tragédias. Você já aceitou essa oferta de salvação?

Agora é hora de sofrermos com os que sofrem e falarmos de esperança, afinal, somos todos personagens de uma tragédia chamada pecado – que logo chegará ao grande e esperado “the end” (João 14:1-3).

Michelson Borges 

Fóssil traz mais dúvidas sobre “evolução dos pássaros”

A descoberta dos restos fósseis de uma nova espécie de dinossauro no nordeste da China desafia as teorias mais aceitas sobre a evolução das aves e o surgimento do voo. Uma pesquisa publicada na última terça-feira na revista Nature Communications descreve o animal, conhecido como Eosinpteryx, como um dinossauro de apenas trinta centímetros de comprimento, cheio de penas e parecido com as aves modernas. As teorias mais conhecidas afirmam que as aves evoluíram a partir de um grupo de dinossauros chamados terápodos, no início do Período Cretáceo, há cerca de 120 ou 130 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista]. A ideia foi proposta ainda no século 19, quando foi descoberto um fóssil na Alemanha que mostrava uma mistura das características de aves e dinossauros. Nomeada de Archeopterix, a espécie se tornou conhecida como o ancestral mais antigo dos pássaros.

Nas últimas décadas, no entanto, novos fósseis revelaram outras espécies de dinossauros semelhantes às aves, questionando a ancestralidade do Archeopterix nesse processo [coisa que os criacionistas já haviam questionado]. “A descoberta do Eosinpteryx joga ainda mais dúvidas sobre a teoria de que o famoso fóssil de Archeopterix foi essencial na evolução dos pássaros modernos”, diz Gareth Dyke, paleontólogo da Universidade de Southampton, na Inglaterra.

O fóssil, que data do final do Período Jurássico, aumenta a diversidade de dinossauros semelhantes às aves que habitaram a Terra nessa época. Segundo a pesquisa, apesar de possuir penas pelo corpo, o animal era incapaz de voar por causa da pequena envergadura de suas asas e sua estrutura óssea. Além disso, a ausência de penas no rabo e na parte baixa das pernas indica que o animal era um bom corredor. [O avestruz também é.]

Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, isso demonstra que as aves podem ter surgido de dinossauros que não voavam [mais uma hipótese mirabolante]. “A descoberta mostra que a origem do voo foi muito mais complexa do que se pensava anteriormente”, afirma Gareth Dyke. [...]

(Veja)

Nota: “Descoberto na Austrália mamífero semelhante a pato” [manchete fictícia, claro] (e o ornitorrinco não é ancestral comum de ninguém...). Se estivesse extinto e fossilizado, uma vez descoberto, seria comemorado como “elo perdido”.[MB]

“60% dos deputados contratam prostitutas”

Autor de um projeto de lei que legaliza a prostituição, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) afirmou que 60% dos homens do Congresso usam os serviços de prostitutas. A declaração de Wyllys, homossexual assumido, foi feita em entrevista ao portal iG, ao avaliar qual seria a chance de sua proposta ser aprovada, uma vez que o tema é tabu para a maioria dos deputados. “Eu diria que 60% da população masculina do Congresso Nacional faz uso dos serviços das prostitutas, então acho que esses caras vão querer fazer uso desse serviço em ambientes mais seguros”, disse. A frase não foi bem recebida por representantes da bancada evangélica, que pretendem trabalhar pelo arquivamento da proposta. Se ele [Wyllys] sabe quem faz isso, por uma questão de responsabilidade eu o desafio a dizer os nomes dos deputados que vão aos prostíbulos”, disse o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica.

O projeto de Wyllys prevê que será considerada profissional do sexo toda pessoa maior de 18 anos e absolutamente capaz que voluntariamente presta serviços sexuais mediante remuneração. Segundo o texto, os profissionais poderão atuar de forma autônoma ou em cooperativa e terão direito a aposentadoria especial com 25 anos de serviço.

Na proposta, o parlamentar também diferencia a prostituição da exploração sexual. “É de um moralismo superficial causador de injustiças a negação de direitos aos profissionais cuja existência nunca deixou de ser fomentada pela própria sociedade que a condena”, afirmou o deputado, que não foi localizado pela Folha ontem.

Proposta similar foi apresentada pelo ex-deputado Fernando Gabeira em 2003. Após pressão de integrantes de setores conservadores da Casa, ela teve como destino o arquivo.


Nota: Se Wyllys tiver razão (e a podridão não é exclusividade dos parlamentares, confira), esse é um raio x dos homens que elaboram as leis desta nação. Além dos descalabros administrativos, há que se levar em conta, também, a (i)moralidade deles. O que esperar deste país? Aproveite e assine a petição pública contra a absurda legalização da prostituição (saiba mais aqui).[MB]

Astrônomos descobrem galáxia retangular

Uma equipe internacional de astrônomos achou algo quase inacreditável: uma galáxia retangular. “No Universo ao nosso redor, a maioria das galáxias tem uma dentre três formas: esferoidal, disco ou irregular”, comentou o professor Alister Graham da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, membro da equipe que congrega ainda astrônomos da Alemanha, Suíça e Finlândia. Mas descobrir uma galáxia retangular “é como descobrir uma nova espécie que, à primeira vista, parece desafiar as leis da natureza”. “É uma daquelas coisas que só pode fazer você rir, porque ela não deveria existir, ou, pelo menos, nós não esperávamos que existisse”, disse Graham.

A galáxia retangular, que lembra a lapidação típica de uma esmeralda, foi descoberta durante um rastreio feito pelo telescópio japonês Subaru. Serão necessárias observações adicionais para desvendar o mistério, mas os astrônomos afirmam que seja improvável que essa galáxia seja um cubo. O mais provável, acreditam eles, é que ele lembra um disco inflado visto de lado.

Quanto à explicação do seu formato, a hipótese mais plausível é que ela seja fruto de uma colisão entre galáxias, ainda estando em processo de se “ajeitar” - o único problema é que ela é muito pequena, considerada uma galáxia-anã.

A galáxia retangular, batizada de LEDA 074886, está a 700 milhões de anos-luz da Terra.


Nota: A criação de Deus nunca deixa de nos surpreender.[MB]

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Esboço da lição "Criação, um tema bíblico"


Leia o comentário desta lição aqui.

Os nove pilares da teoria da evolução biológica

1. Em longo prazo, todos os seres vivos derivam, por transformações sucessivas, de seres vivos antecessores que deles eram diferentes.

2. Trata-se de um processo dotado da mais ampla continuidade e, por isso, todos os seres vivos guardam, entre si, certo grau de relacionamento evolutivo.

3. Esse processo teve início com o surgimento da vida a partir de matéria não viva (inorgânica).

4. A evolução é tanto um fenômeno do passado quanto do presente; tudo leva a crer que será também um fenômeno do futuro.

5. As causas desse processo são hoje as mesmas que atuaram no passado mais longínquo.

6. A mutação e a seleção natural representam os fatores mais importantes de toda a evolução.

7. O processo evolutivo se deve às mesmas causas em todos os seus níveis – da mais elementar variação das frequências gênicas (microevolução) à origem das mais altas categorias sistemáticas (megaevolução). Isso significa que as mesmas causas provocam as diferenciações em nível de raça, espécie, gênero, etc., como de reino, filo, classe, ordem, etc.

8. A evolução é, em geral, lenta, gradual e contínua.

9. A evolução não realiza um projeto; é ateleológica. Nada estava previsto em seu curso. As direções da evolução são mero resultado da interação entre o acaso (mutação) e a necessidade (seleção natural).

Minha pergunta: Quanto disso é verdadeiramente científico, admitindo-se a priori que, por científico, entende-se aquilo que está testado e comprovado?

O próprio autor no texto, responde:

“Não há um item sequer da lista acima de nove pontos que esteja provado.” E, com espetacular franqueza (e honestidade intelectual), ele continua: “Eu, por exemplo, apesar de aceitar a Teoria Geral da Evolução (1 a 4), nada sei sobre o item 5, duvido muito do 6, acho que o 7 deve estar errado, creio que o 8 não é geral e nego totalmente o 9.”

(Newton Freire Maia, A Ciência por Dentro, Editora Vozes: Petrópolis, RJ; colaboração: Prof. Euler Bahia, reitor do Unasp)

Explosão de raios gama pode ter atingido a Terra

Uma explosão de raios gama, a mais poderosa conhecida no Universo, pode ter atingido a Terra no século 8. Em 2012, pesquisadores encontraram evidências de que nosso planeta foi atingido por uma súbita onda de radiação durante a Idade Média, mas ainda não havia clareza sobre que tipo de evento cósmico pudesse ter sido sua causa. Agora, um estudo sugere que a explosão teria sido resultado da fusão de dois buracos negros ou estrelas de nêutrons em nossa galáxia. Essa colisão teria gerado e arremessado para fora uma grande quantidade de energia, segundo pesquisa publicada no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

No ano passado, uma equipe de pesquisadores constatou a presença em nível incomum de um tipo de carbono radioativo - conhecido como carbono-14 - em algumas antigas árvores de cedro-do-japão. Na Antártida, também, houve um aumento nos níveis de uma forma de berílio - berílio-10 - no gelo. Esses isótopos são criados quando uma radiação intensa atinge os átomos na atmosfera superior, o que sugere que uma explosão de energia havia atingido nosso planeta.

Usando dados recolhidos nas árvores e no gelo, os pesquisadores foram capazes de identificar que esse evento teria ocorrido entre os anos 774 d.C. e 775 d.C., mas que sua causa era desconhecida.

A possibilidade de uma supernova (explosão de uma estrela) foi considerada, mas descartada em seguida porque os rastros de um evento como esse ainda seriam visíveis hoje por telescópio.

Outra equipe de físicos norte-americanos recentemente publicou um artigo sugerindo que uma explosão solar extraordinariamente grande poderia ter causado a emissão de energia. No entanto, outros membros da comunidade científica acharam pouco provável que explosões solares fossem capazes de gerar os níveis de carbono 14 e berílio-10 encontrados nas árvores e no gelo.

Agora, pesquisadores alemães ofereceram outra explicação: uma enorme explosão que teria ocorrido dentro da Via Láctea. 

Um dos autores do estudo, o professor Ralph Neuhauser, do Instituto de Astrofísica da Universidade de Jena, disse: “Nós observamos os espectros de curtas explosões de raios gama para estimar se seriam consistentes com a taxa de produção de carbono-14 e berílio-10 - e [achamos] que é totalmente consistente .”

Essas emissões enormes de energia ocorrem quando os buracos negros, estrelas de nêutrons ou anãs brancas (estrelas na fase final de suas vidas, prestes a explodir) colidem - as fusões galácticas levam apenas alguns segundos, mas enviam uma vasta onda de radiação.

“Explosões de raios gama são eventos muito, muito explosivos e enérgicos. Então usamos a quantidade de energia encontrada [na Terra] para estimar a distância do evento”, diz Neuhauser. “Nossa conclusão foi de que era de três mil a 12 mil anos-luz de distância - e isso está dentro de nossa galáxia.”

Embora o evento soe dramático, nossos antepassados medievais podem mal tê-lo notado. Uma explosão de raios gama ocorrida nesta distância teria sido absorvida pela nossa atmosfera, deixando apenas um traço nos isótopos que eventualmente passaram pelo filtro da atmosfera e chegaram às árvores e ao gelo. Os pesquisadores não acham que foi emitida qualquer luz visível.

Observações do espaço sugerem que explosões de raios gama são raras. Elas ocorrem no máximo a cada 10 mil anos e pelo menos uma vez em um milhão de anos em uma galáxia. Neuhauser disse ser improvável que o planeta Terra fosse atingido por outro fenômeno do tipo, mas, caso isso ocorra, deverá ter mais impacto.

Se uma explosão cósmica ocorrer na mesma distância que o evento do século 8, poderia derrubar nossos satélites. Mas se ocorrer ainda mais perto - a apenas algumas centenas de anos-luz de distância - poderia destruir a camada de ozônio, com efeitos devastadores para a vida na Terra. No entanto, essa hipótese, disse o professor Neuhauser, é “extremamente improvável”.


Nota: Pena que o texto não aborda uma consequência óbvia desse tipo de explosão: a bagunça nos “relógios” radioativos. Certamente os resultados de datações por Carbono 14 (e outros) passam a ser ainda menos confiáveis, levando-se em conta que outros tipos de explosão cósmica e mesmo a atividade solar podem alterar as taxas de decaimento.[MB]

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Tuitaço Em Busca das #Origens

Na próxima sexta-feira, os tuiteiros que desejarem estão convidados a participar do tuitaço (publicação de mensagens em massa no Twitter) com a tag #origens. É simples: a partir das 20h do dia 25, tuíte mensagens, pensamentos, textos bíblicos e links que apontem para o Deus Criador, sempre usando a tag #origens. Para facilitar, você pode copiar e colar as mensagens sugestivas abaixo, extraídas deste blog. Proclame sua fé em Deus e dê ao mundo, com respeito e mansidão, a razão da sua esperança (1 Pedro 3:15). É uma boa oportunidade de divulgar a mensagem criacionista e a esperança encontrada no Deus Criador e nas páginas de Seu livro, a Bíblia Sagrada. Além disso, essa iniciativa serve também para ajudar a divulgar este evento.

Digitais do Criador http://bit.ly/AgKv9c || #origens

Entrevistas http://bit.ly/10u5mRm || #origens

Textos sobre criacionismo http://bit.ly/10RiJkw || #origens

Textos sobre design inteligente http://bit.ly/WfoxQj || #origens

Vídeos criacionistas http://bit.ly/6FkwmF || #origens

Água da vida http://bit.ly/oUZWH8 || #origens

Programados para viver http://bit.ly/pOSGv0 || #origens

Examinando a Criação http://bit.ly/pay6x8 || #origens

Impressões microscópicas http://bit.ly/raJRJJ || #origens

A máquina mais complexa do Universo http://bit.ly/pUfBk9 || #origens

As leis do Universo http://bit.ly/oDVyBO || #origens

O espetáculo da luz http://bit.ly/nrVYt6 || #origens

O milagre da vida http://bit.ly/p5KBFD || #origens

Feitos para voar http://bit.ly/n0rLVf || #origens

Amor escrito nas estrelas http://bit.ly/qbCTvI || #origens

Sobre as águas http://bit.ly/qu3Xn1 || #origens

Estratégia de voo http://bit.ly/mXutup || #origens

Uma casa perfeita http://bit.ly/nPWtN2 || #origens

Sensor auditivo http://bit.ly/qug6Ss || #origens

Moscas com “piloto automático” http://bit.ly/n0hgeM || #origens

Um universo na cabeça http://bit.ly/ro1m3O || #origens

Espermatozoides de laboratório http://bit.ly/qnUl6L || #origens

Barriga perfeita http://bit.ly/p0roXz || #origens

Máquinas maravilhosas http://bit.ly/rdYbxI || #origens

O pescoço da girafa http://bit.ly/o1ruQD || #origens

Nosso maior órgão http://bit.ly/qR9Cxr || #origens

O voo do beija-flor http://bit.ly/pA3ly1 || #origens

Pronto para nascer http://bit.ly/mPDPho || #origens

Motores do corpo http://bit.ly/q3jkdu || #origens

Alimento perfeito http://bit.ly/pCSSX5 || #origens

Criação: a cosmovisão bíblica http://bit.ly/9Yf57N || #origens

Brasileiros acreditam em Deus e em Darwin http://bit.ly/bEpfjf || #origens

Vídeo: "Razões para Crer" http://bit.ly/7njCwR || #origens

Vídeos: “A História da Vida” http://bit.ly/wIxg0G || #origens

Lição #Origens – vista geral (vídeo) http://bit.ly/144bLaC || #origens

Tirinhas “Isaac & Charles” http://bit.ly/XXk4ka || #origens

Mais interesse pelo criacionismo http://bit.ly/sHfb5 || #origens

Jornalista criacionista http://bit.ly/aXIeJ8 || #origens

O que pensam os criacionistas http://bit.ly/Ir1FC || #origens

O que o criacionismo NÃO é http://bit.ly/cz5ulC || #origens

Dobzhansky também era criacionista http://bit.ly/9Ye8lo || #origens

O debate científico que ainda não ocorreu http://bit.ly/cGBns6 || #origens

Sobre as origens http://bit.ly/9ZJm8p || #origens

Entrevista: A lógica do Sabino http://bit.ly/c9mBCj || #origens

Gazeta do Povo dá espaço a biólogo criacionista http://bit.ly/cKf2SQ || #origens

Tataraneto de Darwin não entende de criacionismo http://bit.ly/9SgzIx || #origens

Argumentos que o criacionista NÃO deve usar http://bit.ly/9kPCNY || #origens

Da concepção ao nascimento http://bit.ly/9MZlqN || #origens

Geoscience Research Institute abre filial no Brasil http://bit.ly/b4OqCZ || #origens

O "pesadelo" do mapa metabólico http://bit.ly/dnzOei || #origens

Como falar do criacionismo http://bit.ly/atJssC || #origens

As sequoias poderiam indicar a data do Dilúvio? http://bit.ly/8Ygjtq || #origens

Como se faz ciência http://bit.ly/amx2LD || #origens

Da evolução à criação: minha jornada de fé http://bit.ly/au1ZB6 || #origens

Deus Se revela http://bit.ly/f9jd0T || #origens

Vídeo "Por Que Creio em Deus" http://bit.ly/gyihph || #origens

O retorno a Deus do ateu Heinrich Heine http://bit.ly/dG5G0e || #origens

Precisamos ver com os olhos e com o coração http://bit.ly/ihf8n3 || #origens

Dissonância cognitiva: um obstáculo à verdade http://bit.ly/h1Irxa || #origens

Stephen Hawking: Deus não criou o universo http://bit.ly/evRR8F || #origens

As objeções ateístas podem tornar a fé irracional? http://bit.ly/fua0y0 || #origens

O cristianismo é bom para o mundo? http://bit.ly/iceix5 || #origens

Se o ateísmo é natural, por que tantos insistem em crer? http://bit.ly/fIwyCh || #origens

O ateu que quase se converteu http://bit.ly/ebytKa || #origens

A existência de Deus – questão de escolha http://bit.ly/fcW9kP || #origens

O erro do racionalismo http://bit.ly/eDTIQz || #origens

Um "deus" chamado acaso http://bit.ly/dLQWQs |\ #origens

A fé e a esperança segundo C. S. Lewis http://bit.ly/h3sql0 |\ #origens

Se Dawkins pensasse por si mesmo, seria crente http://bit.ly/eY1Ycu || #origens

Marcelo Gleiser chega perto, mas tapa os olhos http://bit.ly/eSCPkD || #origens

Ben Carson: vivendo a fé em um mundo incerto http://bit.ly/eCmZr8 || #origens

Acreditar em Deus reduz ansiedade e estresse http://bit.ly/hNkwcl || #origens

Deus ainda não morreu http://bit.ly/fv3bSi || #origens

Um ateu garante: Deus existe! http://bit.ly/f4V2NB || #origens

Fé versus incredulidade http://bit.ly/enuLCD || #origens

O Grande Pianista http://bit.ly/fY1dtj || #origens

A atomística o levou de volta a Deus http://bit.ly/hFAYFi || #origens

A ciência vai matar Deus? http://bit.ly/hWf2Pk || #origens

Encontro Nacional de Criacionistas: impressões

O evento foi marcado por contribuições bastante proveitosas em várias áreas e de diversas maneiras. As palestras dos doutores Arthur Chadwick e Leonard Brand foram especialmente interessantes. Eles apresentaram novas técnicas de pesquisa em Paleontologia desenvolvidas por eles próprios, as quais impressionaram a comunidade científica. O exemplo que achei mais interessante foi o uso de posicionamento de alta definição e marcadores em cada osso encontrado em combinação com fotos, de maneira a poder reconstruir os detalhes em ambiente virtual tridimensional com a posição, orientação e forma de cada item. A riqueza de informações preservadas dessa maneira tem fornecido resultados surpreendentes.

Um exemplo de resultado é o seguinte: em um depósito de ossos de animais “pré-históricos”, foi possível testar algumas hipóteses. Supunha-se, por exemplo, que ossos se depositaram naquela região da seguinte maneira: animais tentavam atravessar um rio, eram capturados pela correnteza, morriam e seus cadáveres se acumulavam em certo ponto do rio. Com a técnica mencionada acima, foi possível catalogar ossos de mais de dez mil animais e verificar uma série de coisas, inclusive procurar a correlação de orientações de ossos que deveria existir em função do fluxo da água do rio. Descobriu-se que tal correlação não existe. A orientação dos ossos é totalmente aleatória.

Uma observação importante que fizeram foi a de que cientistas criacionistas precisam ser muito mais competentes e fazer muito mais do que os evolucionistas para que seus trabalhos sejam aceitos, por causa do preconceito.

Outro detalhe interessante foram os diversos exemplos apresentados de casos em que evidências importantes não haviam sido percebidas por anos, mas que foram imediatamente identificadas por cientistas criacionistas justamente por serem eles criacionistas e estarem atentos a ambas as perspectivas: criacionista e evolucionista.

Isso se vê também no caso que apresentei, no desenvolvimento do modelo do Big Bang. Foi necessário que o religioso Lemaître, que não tinha medo de encontrar evidências de que o Universo tivesse um início, fosse adiante e fizesse todos os cálculos necessários para mostrar que, de fato, as leis físicas indicam que o Universo nasceu em algum ponto do passado. O viés acadêmico da época era contrário a esse tipo de conclusão, que poderia sugerir para muitos a ideia de um Criador. Preferia-se adotar a ideia de que o Universo sempre tivesse existido, apesar dos enormes problemas de consistência que isso levantava. Mas Lemaître não tinha esse viés e pôde ver o que outros ignoraram.

Os doutores Chadwick e Brand mostraram diversos exemplos desse tipo em Paleontologia.

Outro detalhe importante que foi mencionado é algo que qualquer pesquisador criacionista sabe: cientistas criacionistas precisam conhecer a fundo os modelos evolucionistas de sua área, até por causa de sua formação acadêmica. Por outro lado, veem-se frequentemente comentários de cientistas evolucionistas a respeito dos criacionistas demonstrando profunda ignorância a respeito do que se passa na mente dos criacionistas. E acrescento que, juntamente com a ignorância, tenho visto grande agressividade.

Ao conversar com o público, pude constatar que muitas pessoas tiveram a oportunidade de corrigir conceitos equivocados que abrigavam e o fizeram. O caráter educativo do evento foi notável em seus efeitos.

Possivelmente, o maior problema enfrentado pelo Criacionismo tem sido justamente a ignorância, primeiro por parte de seus defensores leigos; depois, por parte de seus opositores, fazendo uso dos próprios erros cometidos por pessoas que tentam defender o Criacionismo sem suficiente conhecimento científico.

Por essas e outras razões, é fundamental que se perceba a importância de eventos como esse, bem como se invista em pesquisa, treinamento e literatura nessa área.

E é especialmente importante que todos os que acreditam na Bíblia entendam que nada do que ela ensina faz realmente sentido se eliminarmos a base representada pelo Criacionismo.

(Dr. Eduardo Lutz é astrofísico e reside em Porto Alegre, RS)

Leia também: "São Paulo sedia Encontro Nacional de Criacionistas"

Cientista crê ser possível clonar homem de Neandertal

Um dos geneticistas mais importantes do mundo está à procura de uma voluntária disposta a gerar um clone do homem de Neandertal, ancestral do homem extinto há mais de 33 mil de anos [sic]. George Church, professor da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, acredita ser possível reconstruir o DNA de Neandertal com o auxílio da medicina moderna, mas para efetivar sua estratégia, vai precisar de uma barriga de aluguel. As informações são do jornal Daily Mail. Ele disse que conseguiu captar quantidade suficiente de DNA de ossos fossilizados para reconstruir espécies humanas extintas há muito tempo. “Agora eu preciso de uma mulher aventureira”, afirmou o geneticista. O plano de Church começaria com a criação, em laboratório, do DNA de Neandertal a partir do código genético encontrado nos fósseis. Esse material seria injetado em células de um embrião humano e, depois de crescer no laboratório por alguns dias, o embrião seria implantado no útero de uma mãe de aluguel.

Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, o geneticista disse que, ao contrário do que se imagina, o homem de Neandertal era muito inteligente. “Eles poderiam até mesmo ser mais inteligentes do que nós”, afirmou ao destacar que o seu modo de pensar diferenciado poderia ajudar a humanidade. Cientistas dizem que a técnica de Church é tecnicamente possível, embora esbarre em questões éticas, já que a clonagem humana é considerada crime.

A ideia do professor lembra, em parte, o filme Jurassic Park, que sugeria a recriação dos dinossauros por meio do seu material genético. Os cientistas temem que os néo-neandertais não teriam imunidade suficiente para sobreviver a doenças modernas e alguns acreditam que o processo poderia levar a deformidades. Há também incertezas sobre como eles se encaixariam no modo de vida moderno.


Nota: E se os neandertais se revelarem perfeitamente humanos (supondo que a experiência dê certo)? Quem sou eu para questionar os experimentos e a opinião de um especialista, mas fico pensando no que resultará o uso de DNA antigo, levando-se em conta que mesmo com espécimes vivas a clonagem é um processo delicado. O que nos reservará o futuro, caso sejam derrubadas as barreiras éticas que ainda impedem (acho) o ser humano de “brincar de Deus”?[MB]

terça-feira, janeiro 22, 2013

Higgs critica fundamentalismo de Dawkins

Em se tratando de desentendimentos públicos, poucos já puderam se vangloriar de ter antagonistas que batem tão pesado. De um lado está Richard Dawkins, o célebre biólogo que fez uma segunda carreira demonstrando seu épico desdém pela religião. Do outro está o físico teórico Peter Higgs, que em 2012 se tornou figura corriqueira nas apostas para um futuro Prêmio Nobel, depois que cientistas do Cern, em Genebra, demonstraram que estava correta sua teoria sobre como as partículas fundamentais obtêm sua massa. A discussão deles gira em torno de nada menos que a coexistência entre religião e ciência. Higgs decidiu-se por coroar seu notável 2012 com mais um estrondo, ao criticar a abordagem “fundamentalista” adotada por Dawkins no trato com os crentes religiosos.

“O que Dawkins faz muitas vezes é concentrar seu ataque nos fundamentalistas. Mas há muitos crentes que simplesmente não são fundamentalistas”, declarou Higgs em entrevista a Pablo Jáuregui, do jornal espanhol El Mundo. “O fundamentalismo é outro problema. Quer dizer, Dawkins de certa forma é ele mesmo quase um fundamentalista, de outra espécie.”

Ele concordou com algumas das ideias de Dawkins sobre as consequências infelizes que resultaram de crença religiosa [mal entendida e mal aplicada], mas estava descontente com a abordagem do biólogo evolucionista ao lidar com os crentes, e se disse de acordo com aqueles que consideraram tal abordagem “embaraçosa”.

Dawkins, autor do best-seller Deus, Um Delírio, já foi muitas vezes acusado de adotar posições fundamentalistas. Em um texto publicado em 2007 no seu site, intitulado “Como vocês ousam me chamar de fundamentalista?”, Dawkins escreveu: “Não, por favor, não confundam paixão, que pode mudar de ideia, com fundamentalismo, que nunca irá [mudar]. Paixão por paixão, um cristão evangélico e eu podemos estar equiparados. Mas não somos igualmente fundamentalistas. O verdadeiro cientista, por mais apaixonadamente que possa ‘acreditar’, na evolução, por exemplo, sabe exatamente o que o faria mudar de ideia: provas! O fundamentalista sabe que nada o fará mudar de ideia.”

As críticas não levaram o biólogo a abrandar sua posição sobre a religião. Em uma recente entrevista à Al Jazira, ele insinuou que ser criado no catolicismo é pior para uma criança do que sofrer abusos físicos de um padre. Respondendo a uma pergunta direta do entrevistador Mehdi Hassan, Dawkins relatou a história de uma mulher dos EUA que lhe escrevera contando o abuso que ela sofrera quando criança nas mãos de um padre, e a angústia mental por ouvir que uma amiga sua, uma menina protestante, arderia no inferno. [Dawkins sempre se vale de exemplos extremos e negativos para julgar toda a religião. Esquece-se convenientemente que o ateísmo tem telhado de vidro.]

“Ela me contou que, desses dois abusos, superou o abuso físico, que foi nojento, mas ela superou. Já o abuso mental de falarem a ela sobre o inferno, esse ela levou anos para superar”, disse Dawkins. “Dizer a crianças assim que elas realmente acreditam que as pessoas que pecam vão para o inferno e assam para sempre, que sua pele cresce de novo quando você a arranca, me parece intuitivamente inteiramente razoável que isso seja uma forma pior de abuso infantil, que vai causar mais pesadelos, porque elas realmente acreditam.” [Ah, se Dawkins soubesse que o inferno não existe...]

Dawkins não respondeu a um pedido para comentar diretamente a acusação de “fundamentalista” feita por Higgs. [Ele está acostumado a correr do debate com “peixes grandes”.]

Na entrevista ao El Mundo, Higgs argumentou que, embora não seja um crente, considera que ciência e religião não são incompatíveis. “O crescimento da nossa compreensão do mundo por meio da ciência enfraquece parte da motivação que torna as pessoas crentes. Mas isso não é a mesma coisa que dizer que elas são incompatíveis. Só acho que algumas das razões tradicionais para a crença, que remontam a milhares de anos, ficam bastante prejudicadas.”

“Mas isso não encerra com a coisa toda. Qualquer um que seja um crente convencido, mas não dogmático, pode continuar tendo a sua crença. Isso significa que eu acho que você precisa ser bem mais cuidadoso a respeito de todo o debate entre ciência e religião do que algumas pessoas foram no passado.”

Ele disse que muitos cientistas na sua área possuem crenças religiosas. “Eu por acaso não sou um deles, mas talvez seja mais uma questão da minha origem familiar do que haver alguma dificuldade fundamental em conciliar as duas coisas.” [...]

Muitos cientistas acreditam que a descoberta [do bóson] coloca Higgs como franco favorito para um futuro Prêmio Nobel. [...]


Nota: E agora, Dawkins, vai encarar? Agora não é um criacionista que está desafiando suas ideias fundamentalistas... Vai responder ou não vai “subir na tribuna” com Higgs para não dar a ele “verniz de respeitabilidade”, como você disse dos religiosos?[MB]