terça-feira, fevereiro 27, 2018

As incoerências do evolucionismo teísta

Existem ideias que são defendidas como se fossem bíblicas, mas que, na verdade, acabam atentando contra as próprias bases do cristianismo, criando verdadeiras “quimeras” filosóficas, unindo péssima ciência com péssima teologia, como diz o químico Marcos Eberlin. Entre essas ideias, podemos destacar o evolucionismo teísta, também chamado de “evoteísmo”. Os defensores dessa e de outras ideias afirmam que estão alicerçados na Bíblia e na ciência. Será que é assim mesmo? Nesta entrevista, concedida ao jornalista Michelson Borges, o astrofísico e engenheiro de softwareEduardo Lütz esclarece esse assunto.

[Clique aqui para ler a entrevista.]

sexta-feira, fevereiro 23, 2018

A notoriedade de Ellen White e suas contribuições para a ciência

Enquanto eu ainda estava deitado pela manhã, me veio à mente a ideia de escrever sobre um assunto um tanto quanto polêmico: a famigerada escritora norte-americana Ellen G. White (EGW). Quem acompanha meu trabalho sabe que eu nunca me interessei em escrever especificamente acerca dessa ilustre mulher. Aliás, vou abrir meu coração para você: eu não sou exatamente um “estudioso” das obras de Ellen tanto quanto devem ser os outros colunistas deste blog; não sei muito de sua biografia, conheço pontualmente assuntos tratados por ela em apenas alguns campos. Por isso acredito que eu seja a pessoa ideal, pelo menos entre os colunistas deste blog, para analisar o tema a ser discutido neste artigo.

Exemplos de preconceito ao se mencionar Ellen

Tenho observado de perto o preconceito gerado quando se menciona o nome de Ellen White em grupos e comunidades criacionistas nas redes sociais. Só para citar alguns poucos exemplos, são frequentes comentários do tipo: “Ellen White, é sério isso? Nem pretendo ler”, “Ellen White falou um monte de baboseira”, “Você acha que vou usá-la como base científica? Nunca!”, ou: “Usar Ellen White como base científica é forçar a barra.” E por aí vai.

Isso sempre me causou estranheza e despertou curiosidade. Aqui vai uma pergunta retórica: Se em grupos como esses são mencionadas fontes bibliográficas de autores cristãos diversos a fim de apoiar argumentos criacionistas, por que a simples menção aos escritos de EGW gera tanta revolta? Bem, essa foi a curiosa comoção causada, em um grupo de assuntos criacionista, por uma recente matéria postada neste blog, intitulada “Pesquisas com híbridos reforçam o que Ellen White escreveu no século 19”.

O autor da matéria, jornalista Michelson Borges, teve que se justificar quando confrontado por criacionistas não adventistas, fazendo a seguinte réplica:
“Não a coloquei como ‘base’ de nada. Apenas disse que uma afirmação que ela fez no século 19 aparentemente foi confirmada pela ciência, como muitas outras. Em anos recentes, os cientistas estão fazendo experiências de hibridização de espécies diferentes, coisa impensável poucos anos atrás, antes da era da engenharia genética. Curiosamente, uma escritora do século 19 tocou nesse assunto e, obviamente, foi mal compreendida na época. Hoje se constata que ela tinha razão. Só isso. Não a usei como ‘referência científica’ de nada. Pelo contrário: parti da descoberta científica e apontei para um texto antigo em que ela falava a mesma coisa. Se em lugar de ter sido EGW fosse Agostinho, ou Calvino, ou Lutero, ou mesmo, vá lá, Nostradamus, qual teria sido a reação ao post? Um dos conselhos importantes de Paulo é este: ‘Não desprezem as profecias. Analisem tudo, retenham o que for bom’ (1Ts 5:20, 21). A atitude de um pesquisador honesto da verdade é sempre conceder o benefício da dúvida e seguir as evidências, levem aonde levar.”

Contudo, é importante fazer aqui uma ressalva a fim de não cairmos em generalizações desnecessárias: nem todo criacionista não adventista apresenta essa postura de repulsa e preconceito. Dois bons exemplos podem ser vistos nos seguintes comentários equilibrados e de bom senso, escritos naquele mesmo grupo:

“O que importa é se a fonte é passível de verificação científica, seja ela Ellen White ou qualquer outro. Se ela é passível de observação, experimentação, formulação de hipóteses ou previsibilidade. Não sou adventista, mas vejo o quanto a Igreja Adventista tem contribuído no campo científico” (Zenaldo Marinho, secretário de Agricultura de Campina Grande).

 “Não sou adventista, porém acho que podemos usar qualquer autor iluminado por Deus em nossas citações. Se eu postar algo citado por Max Lucado, ficará melhor? Temos que ver se o problema é com a autora ou com a denominação a qual ela representa. O segundo é preconceito” (Alexandre Kretzschmar, pentecostal, autor do livro Onze de Gênesis).

Como afirma o professor adjunto do Departamento de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Dr. Draulio Sales, “independentemente de ser Ellen White ou qualquer outro escritor, faz parte de um pesquisador, independentemente de ser criacionista ou evolucionista, ler qualquer material para opinar sobre ele. Às vezes, queremos que os evolucionistas respeitem nossas leituras e posições (muitos também não querem ler), mas agimos com preconceito da mesma forma”.

Para Glauber Araújo, pastor, mestre em Ciências da Religião e editor de livros na Casa Publicadora Brasileira, “todo criacionista (adventista ou não) precisa conhecer e ter os escritos de Ellen White, considerando a forma como ela influenciou o surgimento desse movimento do qual hoje participamos. O historiador da ciência Ronald Numbers discute a questão da história e do surgimento do criacionismo, especialmente em seu esforço moderno de conciliar o livro de Gênesis com as teorias científicas. No capítulo em que ele fala sobre George McCready Price, é discutido o papel influenciador de Ellen White sobre Price, e a forma como ele tentou comprovar a posição criacionista de White usando o conhecimento que ele tinha de geologia. Embora Ellen White não seja aceita como profetisa por todos os criacionistas, se o link que Numbers faz entre Price e White é realmente válido, devemos colocar Ellen White como uma das principais influenciadoras do criacionismo moderno. Embora a produção literária de White não seja ‘científica’, no sentido estrito da palavra, seu poder de influência sobre o criacionismo americano não pode ser simplesmente descartado. Se a tese de Numbers realmente se confirma, um criacionista que nunca leu o que White falou sobre criacionismo seria a mesma coisa que um metodista que nunca leu John Wesley, ou um presbiteriano que nunca leu João Calvino”.

Talvez o problema esteja no preconceito em relação a ela ser ou não uma profetisa, e não em relação as suas declarações pertinentes que contribuíram com as diversas áreas do conhecimento humano. Segundo Leonardo Souza, estudante de Teologia do Instituto Adventista Paranaense (IAP), “não há nada de errado em demonstrar que a ciência atual confirma coisas que ela [Ellen White] já havia falado. Precisamos ter cuidado para que o preconceito contra as declarações proféticas dela não nos faça confundir as coisas como se ela fosse menos que qualquer outro autor devocional, com declarações extremamente pertinentes para várias áreas do conhecimento e reconhecidas por varias entidades não adventistas”.

A influência de Ellen nas diversas áreas do conhecimento

Influência na sociedade - Foi divulgada em novembro uma inusitada lista com os nomes dos 100 norte-americanos mais influentes de todos os tempos. A listagem é um trabalho da Smithsonian Magazine, uma publicação que pertence ao Smithsonian Institute, e inclui a escritora adventista Ellen White. (Saiba mais na matéria “Ellen White na lista de americanos mais influentes”.) Inclusive a Universidade de Oxford, uma renomada instituição de ensino, publicou uma obra sobre Ellen White intitulada Ellen Harmon White: American prophet.

Educação e saúde - “O sistema educacional adventista, as inúmeras clínicas e os hospitais de referência (como o de Loma Linda), bem como a ênfase criacionista que a IASD mantém, você acha que vêm em grande parte a partir dos conselhos de quem? No mínimo um pouquinho de respeito em relação a estas contribuições seria bem-vindo”, pediu Michelson Borges no referido debate no grupo criacionista.

“Principalmente em matéria de saúde e qualidade de vida, a igreja foi pioneira graças a ela, numa época em que se fechavam as janelas e se trancavam no quarto para curar gripe, ou praticavam sangria para curar s febre. É surpreendente todo esse conhecimento sendo escrito por uma mulher que não terminou a quarta série do primário”, disse Isaias de Almeida, bacharel em Teologia Faculdade Adventista da Bahia.

Geologia e paleontologia - Para os amantes de Geologia, Paleontologia e ciências naturais, existe um livro gratuito intitulado Geologia e Ciências Naturais: Declarações de Ellen White, editado pela Unaspress.

“O interessante é que cientistas criacionistas não adventistas chegaram às mesmas conclusões que Ellen White, inspirada por Deus, ao escrever sobre como se formou o petróleo, como se deu a formação praticamente instantânea de fósseis no dilúvio, a questão da geologia da Terra antes e após o dilúvio, etc.”, disse também Isaias.

Física, Cosmologia e mais saúde - Vejamos alguns comentários bem interessantes de pesquisadores acerca desse tema. O astrônomo Josué Cardoso dos Santos, embaixador da Osiris-Rex Sample Return Mission, coordenada pela Universidade do Arizona, diz:
“É importante ressaltar também outros aspectos, tais como o espaço aberto em Órion [ver a matéria “A beleza e os mistérios de Órion”], o sistema nervoso e tumores causados por determinados tipos de alimento que só foram descobertos nos séculos 20 e 21. No tempo dela, muitas dessas coisas eram loucura e impossíveis de se verificar. Por isso, é importante ressaltar e valorizar as contribuições dela e de tantos outros para a causa criacionista. Só podemos enxergar mais longe estando sobre os ombros de gigantes! Entendo quão relevantes foram as respostas e informações que a cosmovisão biblico-criacionista dela nos deram. Sem dúvida, proveu assim um embasamento e suporte para todos nós, de que é essa a mais fidedigna visão de mundo. Esse é um ponto sobre o qual qualquer criacionista pode concordar razoavelmente bem.”

O físico Dr. Cleomacio da Silva, professor adjunto da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), faz a seguinte declaração: “As afirmações de Ellen White sobre Deus não violam Suas leis naturais, estão de acordo com estudos realizados por físicos, como Tipler. Como foi Tipler que disse, o mundo aplaudiu, mas, quando Ellen White fala, as críticas surgem. Estudei e estudo os escritos de Ellen White, e todas as suas afirmações são verdadeiras. Afirmo que, aos 53 anos, tenho vitalidade de um jovem, por seguir seus conselhos sobre saúde.”

Para finalizar, deixo mais um comentário pertinente do idealizador e mantenedor deste blog acerca da importância de lermos e pormos à prova, antes de rejeitarmos a priori por preconceitos, as informações úteis de Ellen White: “Precisamos conhecer bem o que rejeitamos, antes de rejeitar, e conceder o benefício da dúvida, especialmente quando as evidências são fortes. O fato é que, se ela realmente foi inspirada por Deus e eu a rejeitar sem conhecer seus escritos, estarei perdendo grandes oportunidades de ter contato com um conhecimento útil; se ela não foi inspirada, estudar o que ela escreveu representará apenas perda de tempo (ou não...). O que se exige do cristão é que, antes de descartar qualquer pretenso profeta, o submeta aos testes bíblicos, a fim de evitar dois problemas: (1) rejeitar um verdadeiro profeta ou (2) aceitar um falso. Para finalizar, algo que me chama a atenção: especialmente nossos irmãos pentecostais dão muito valor às profecias (o que não está errado, evidentemente) e aceitam muitas pessoas como sendo profetas hoje em dia (mesmo pessoas cujas profecias falham, o que é uma reprovação óbvia no primeiro requisito/teste). Mas, para alguns desses, quando se fala em Ellen White, é um Deus nos acuda! Não entendo isso, a não ser por uma coisa: preconceito. Meu conselho aos duvidosos é: em lugar de ficar assistindo a vídeos com críticas infundadas aos adventistas e a Ellen White ou reproduzindo ataques, vão à fonte. Leiam o que ela escreveu. Se estiver em desacordo com a Bíblia e a ciência, descarte. Mas, se estiver de acordo, agradeça a Deus pelo presente.”

(Everton Alves)

Descoberta pode comprovar existência do profeta bíblico Isaías

O profeta Isaías é um importante personagem bíblico, tendo um livro próprio no Antigo Testamento e centenas de citações no Novo Testamento. De acordo com os textos sagrados, ele viveu no reino de Judá entre os séculos 8 e 7 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, e teve participação na defesa de Jerusalém contra o cerco do rei assírio Senaqueribe. Entretanto, nenhuma evidência arqueológica de sua existência era conhecida. Até agora. “Aparentemente nós descobrimos a impressão de um selo que deve ter pertencido ao profeta Isaías, numa escavação científica, arqueológica”, celebrou Eilat Mazar, pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém. “Nós encontramos a marca de um selo do século 8 a.C. que deve ter sido feita pelo próprio profeta Isaías a apenas três metros de onde havíamos descoberto uma impressão de selo do rei Ezequias de Judá.”

A descoberta foi revelada nesta quinta-feira, em artigo publicado na revista Biblical Archaeology Review. O artefato foi encontrado num sítio arqueológico em Ophel, uma área entre o Monte do Templo e a Cidade de Davi, usada na antiguidade como complexo residencial da família real. Em escombros numa área adjacente a um edifício que funcionou como padaria real, os arqueólogos encontraram 34 pequenas peças de argila com impressões de selos, com os nomes de seus donos.

Os pedaços de argila tinham apenas um centímetro de diâmetro e alguns estavam bastante danificados. Entre as peças, uma traz o nome do rei Ezequias, cuja descoberta fora anunciada em dezembro de 2015. Os pesquisadores também conseguiram identificar sete impressões pertencentes a familiares de uma pessoa chamada Bes, provavelmente alguém importante na administração de Judá no período. Mas o artefato mais intrigante tinha a inscrição “Yesha’yah“, o nome em hebraico de Isaías, seguido pelas letras “N”, “V” e “Y”, as três primeiras para a palavra “profeta” em hebraico (Navi, soletrada como nun-beit-yod-aleph).

“Porque a peça está levemente danificada no fim da palavra NVY, não sabemos se originalmente ela terminava com a letra hebraica Aleph”, afirmou Mazar. “O que resultaria na palavra em hebraico para “profeta” e identificaria de forma definitiva como uma assinatura do profeta Isaías. A falta dessa última letra, entretanto, deixa em aberto essa possibilidade. O nome de Isaías, entretanto, está claro.

Segundo os textos sagrados, o reino de Judá era vassalo do reino assírio, mas Ezequias se rebelou. Para conter a revolta, Senaqueribe cercou Jerusalém com centenas de milhares de soldados em 701 a.C. Ezequias, então, procurou o conselho do profeta, que recomendou resistir ao cerco, seguindo as palavras de Deus.

“E quanto ao rei da Assíria, o seu exército não chegará a entrar em Jerusalém, nem disparará as suas armas ali, nem mesmo desfilará perante as suas portas, nem sequer construirá uma torre a partir da qual poderia atacar as suas muralhas. Regressará à sua terra pelo caminho por onde veio sem ter penetrado na cidade, diz o Senhor. Pela minha própria honra a defenderei, e pela memória do meu servo David”, conta o livro de Isaías. “Nessa noite o anjo do Senhor veio até o campo dos assírios e matou 185.000 soldados. Os que ficaram vivos, quando se levantaram pela manhã, ficaram estupefatos perante todos aqueles mortos na sua frente.”

O Antigo Testamento conta outros episódios em que Ezequias procurou Isaías, indicando que o profeta era bastante próximo e um dos principais conselheiros reais. “Se for o caso de a peça ser realmente do profeta Isaías, então não seria surpresa encontrá-la perto de uma pertencente ao rei Ezequias dada à relação simbiótica entre o profeta Isaías e o rei Ezequias descrita na Bília”, disse Mazar.

(O Globo) 

Leia mais sobre achados arqueológicos aqui.

quarta-feira, fevereiro 21, 2018

A Atlântida e a migração para as Américas após o período do gelo


Ao longo destes anos, tenho investigado alguns relatos históricos e evidências arqueológicas relativos ao período pós-diluviano, inclusive tenho apresentado algumas dessas evidências em minhas palestras. No livro Revisitando as Origens, mais especificamente no capítulo intitulado A “Era do Gelo”: uma perspectiva bíblico-científica, encontram-se os seguintes dados quanto ao início e à duração da época do gelo: “De acordo com o naturalista Harry Baerg, ‘a formação e o desaparecimento dos lençois de gelo devem ter ocorrido entre o tempo do dilúvio e o começo da história registrada’. É, portanto, razoável admitirmos que o início da idade do gelo coincida com a história da Torre de Babel, construída no vale do Sinar (atual Iraque) entre 100 e 130 anos após o dilúvio. E o que dizer da Bíblia? Existem relatos bíblicos sobre essa época do gelo? Podemos perceber na narrativa do livro de Jó, nos capítulos 6:16; 38:22, 29 e 30, um clima mais frio no princípio da história bíblica, datado entre 300-500 anos após o dilúvio.

“De acordo com os cálculos feitos pelo mestre em Ciências Atmosféricas Michael Oard, a época do gelo pode ter durado menos de mil anos, mais especificamente 500 anos de acúmulo de gelo e 70 anos para derreter as camadas ao longo da borda, e cerca de 200 anos no interior do Canadá e da Escandinávia. Existem evidências históricas relativas ao ano 1454 a.C. em que Partholan, líder do segundo grupo a conquistar a Irlanda, teria desembarcado nessa região e registrado o número de lagos e rios existentes. Pouco tempo depois, na segunda colonização, havia um número bem maior de lagos e rios. Provavelmente, os registros irlandeses antigos evidenciaram o derretimento das camadas de gelo do norte europeu. Segundo Ussher, o dilúvio ocorreu em 2348 a.C. Portanto, a era glacial teria terminado mil anos após a grande inundação” (Alves, 2018, p. 74, 75).

Ao compararmos as evidências bíblico-científicas acima com registros da cultura de povos pré-colombianos, percebemos que as peças vão se encaixando nesse enorme quebra-cabeça acerca de nossas origens. O problema é que pesquisas nos registros originais dessas culturas têm sido pouco valorizadas em nossos dias. Porém, aceitamos o desafio e estamos trazendo para você, leitor, alguns relatos que dificilmente você encontraria, tanto na língua inglesa quanto na língua portuguesa.

Aparentemente, parte da imigração para a América aconteceu por meio dos descendentes de Cam durante o segundo milênio, devido a alterações climáticas, passando por ilhas no Atlântico que devem ter submergido durante ou após o derretimento dos glaciais no norte, ao fim da época do gelo.

Por que descendentes de Cam? Alguns anos atrás, durante uma pesquisa sobre os antigos povos celtas da Irlanda, nos deparamos com um texto que chamou nossa atenção no livro AD 500: A journey Through the Dark Isles of Britain and Ireland: “Por muito estranho que possa soar, seus sábios insistem que os Celtas chegaram à Irlanda, em épocas passadas, ao final de uma grande jornada que se iniciou na Ásia e passou pela terra das pirâmides.” (Young, 2006, p. 67).

Textos como esse nos deram uma noção de quanto as migrações poderiam ter se estendido, após o dilúvio, na Europa e no mundo a partir da Ásia. Mas será que teriam razão os antigos celtas da Irlanda?

Já nos séculos 15 e 16, pesquisadores percebiam as grandes migrações que ocorreram nos primeiros séculos da história conhecida/registrada, inclusive mencionando literalmente Cam: “Observa-se que Cam e seus descendentes foram os únicos que viajaram e se espalharam por diversas regiões desconhecidas, pesquisando, explorando e se estabelecendo nelas” (Hogen, 1971, p. 262).

Porém, temos alguma prova de que essas migrações aconteceram? O autor Bill Cooper, em seu livro Depois do Dilúvio, menciona algo sobre a origem do povo chamado Mizraim que habitou a região do Egito: “Mizraim: nome do povo que se localizou no Egito. Os modernos israelenses ainda usam esse nome para aquele país. O nome está preservado como Msrm nas inscrições ugaríticas; como Misri nos tabletes de Amarma, e nos registros assírios e babilônicos respectivamente como Musur e Musri. Os árabes modernos ainda o conhecem como Misr” (Cooper, 2008, p. 152).



Mas quem era esse povo, Mizraim? O mesmo autor nos dá a reposta e apresenta uma tabela mostrando a genealogia de Cam. Assim, respondemos à pergunta: “Será que essa convicção dos antigos celtas da Irlanda estaria certa?”, com outra: "Há alguma outra fonte histórica que registre a rota de migração do Egito para a Europa?"

No Tratado único y singular del origen de los indios del Perú, Méjico, Santa Fe y Chile, do autor Andrés Diego Rocha, vemos a seguinte declaração: “O rei Osíris, senhor do Egito, que alguns dizem ser este neto de Noé, e que viveu cerca de [...] veio do Egito (para a Espanha) e matou a Gerion em uma batalha junto a Tarifa, e alguns dizem que Osíris seguiu governando a Espanha durante muito tempo. No tempo em que viveu Osíris parece que começaram a vir para esta América passando pela ilha da Atlântida” (Rocha, 1891, p. 141-142).

Em que ano teria vivido Osíris, e de que forma o ano em que viveu estaria relacionado com o período da época do gelo? Sobre esse personagem, Osíris, encontramos o seguinte comentário no livro A Torre de Babel e seus mistérios, de autoria de Guilherme Stein Jr.: “Osíris foi um dos mais importantes deuses do Egito antigo. A origem de Osíris é obscura, não sendo certo ter sido ele inicialmente um deus local de Abydos, no Alto Egito, ou de Busíris, no Baixo Egito, ou se foi a personificação da fertilidade, ou simplesmente um herói deificado. Em torno de 2400 a.C., entretanto, Osíris desempenhava um duplo papel – era ele tanto um ‘deus da fertilidade’ quanto a personificação do ‘rei morto’” (Stein Jr., 2017, p. 63).

A data aproximada em que Osíris viveu (2400 a.C.) coincide com o início do período do gelo mencionado no início deste texto. Ademais, podem-se encontrar relatos acerca do percurso e da passagem pelo Egito que, assim como Osíris, outros povos teriam feito antes de alcançar seu destino final.

Aliás, evidências científicas atuais reforçam o argumento de que o povo do Egito fazia com facilidade a rota transatlântica antiga, mais de 2000 anos após a criação (veremos sobre isso no próximo texto da série). Em 1992, uma pesquisa inicial alemã encontrou vestígios de cocaína em múmias egípcias, e a autora do estudo foi muito criticada. (Balabanova, Parsche e Pirsig, 1992) Em 2009, porém, outro estudo reforçou os achados prévios alemães (Musshoff, Rosendahl e Madea, 2009) Sendo que a coca é uma planta original da América do Sul, isso evidencia que os antigos egípcios já percorriam essa rota, via oceano Atlântico. (Mallette et al., 2016) Em 2016, por sua vez, um estudo encontrou novos traços de cocaína em múmias e, desta vez, anunciando a possibilidade de migração humana via rota transatlântica antiga. (Görlitz, 2016)

Isso pode ajudar a entender as possíveis rotas de migração dos povos à América antes e depois da Era do Gelo, já que existem antigos relatos de uma movimentação em direção à América do Sul, os quais são bem anteriores aos mencionados pelos historiadores modernos. A propósito, recentemente se descobriram evidências, não apenas de relatos, mas sim da arqueologia encontrada por imagens de satélites que identificaram antigos geoglifos (terraplenagem provavelmente usada para cerimônias), mostrando que a Amazônia pré-colombiana já foi uma grande metrópole que abrigou uma população muito maior do que se imaginava anteriormente, chegando-se a dezenas de milhões de pessoas. (de Souza et al., 2018; Clement, 2015) Inclusive, a distribuição dos sítios arqueológicos em potencial sugere que eles eram interconectados, vilarejos avançados e fortificados.

A seguir, temos o relato de uma antiga imigração, via transatlântica, feito pelo cronista Francisco Lòpez de Gòmara, em 1555 (em espanhol antigo, mas a tradução está logo abaixo): “Tambien dizen algunos Indios ancianos, q se llamaua Uiaracocha, que quiere dezir gralla del mar, y quer trajo su gente por la mar. Zopalla en conclusión, afirman q poblo y allendo en el Cuzco, de dõde começarõ los Yngas a guerrear la comarca, y aun otras tierras muy lejos, y pusierõ allí la filla y corte de su império.” (Gòmara, 1555, Fo. 55).

Tradução: “Também dizem alguns anciãos dos índios que ele se chamava Viracocha, que quer dizer gralha do mar, e que trouxe seu povo pelo mar. Zopalla conclui e afirma que o povo foi até o Cuzco, e de lá os incas guerrearam na comarca e ainda por terras mui longínquas, e puseram nesse lugar a corte do seu império.” (Gòmara, 1555, Fo. 55).

O autor Andrés Diego Rocha, no seu livro Origen de los Indios defende a ideia de que os antigos espanhóis teriam migrado à América em tempos remotos e, assim, seu retorno em 1492 seria somente uma retomada daquilo que já lhes havia pertencido no passado. Para isso ele usa até argumentos linguísticos: “Do que acabamos de dizer, encontram-se na língua dos índios muitas palavras semelhantes à antiga língua castelhana, tais como: Aca, alla, ama, anca, ancho, casa, cacha, cala [...].” (Rocha, 1891, p. 78, 79).

E a tal ilha, chamada pelos autores de Atlântida, ficava onde? É possível que essa "ilha" tivesse sido um pequeno continente ou um grupo de ilhas no Atlântico sobre a dorsal mesoceânica. Segundo Platão, foi destruída por um desastre natural (possivelmente um terremoto ou Tsunami) em um único dia e noite. Teriam elas sido cobertas durante ou após o derretimento dos gelos do norte?

Ela não é mais mencionada após o segundo milênio antes de Cristo. Isso é evidenciado num relato feito pelo cronista Andrés Diego Rocha, quando se refere a um acontecimento durante o primeiro século, e os navegantes fenícios - um dos últimos povos a chegarem às Américas - não mencionam mais a existência dessa(s) ilha(s): “Na época dos cartagineses [civilização que viveu entre  os séc. IX e II a.C], um grande argonauta chamado Hannon, e Plinio, no livro 2 de sua Historia Natural, capítulo 67, menciona as largas viagens que fez este Hannon, desde Gibraltar até o último da Arábia, passando duas vezes a Equinocial, e também menciona Arriano, de origem grega, autor antigo, no livro 8 de seu comentário, indicando que o referido Hannon fez outra navegação quase semelhante a que em nossos tempos fez Colombo, e de estas últimas navegações, escreve o padre Maluenda em seu livro De AntiCristo, livro 3, capítulo 16 e Gòmara na Historia de las Indias, na primeira parte.” (Rocha, 1891, p. 21).

Conforme continua o relato, ao chegarem à América, eles comentam aspectos interessantes sobre o que viram: “Chegaram a uma ilha muito ampla, abundante de pastagens, de grande frescura e bosques, e muito rica, irrigada por rios, delimitados por montanhas muito íngremes, tão largos e bordais que poderiam ser navegados” (Rocha, 1891, p. 22).

Notemos que o relato acima descreve “montanhas muito íngremes” - no plural -, o que nos mostra que o escrivão não estava se referindo a uma ilha, mas provavelmente aos Andes avistados pela navegação via rio Amazonas. E foi provavelmente dessa forma que aconteceu o povoamento das Américas, após a dispersão de Babel e o fim do período do gelo, não por povos primitivos e atrasados, mas sim por pessoas inteligentes capazes de grandes construções arquitetônicas como os zigurates em forma de pirâmide.

Como foi mencionado, essa ilha chegava até às ilhas Barlovento: “E tendo então transitado pela ilha Atlântida, que se continuava até as ilhas de Barlovento [...]” (Rocha, 1891, p. 141, 142).

Essas ilhas estão localizadas na região do Caribe. Assim, temos fortes indícios de que uma das rotas naturais dos imigrantes teria sido em direção à América do Sul.

(Everton Alves e Irwin Susanibar)

Referências:
Alves, Everton Fernando. A "Era do Gelo": uma perspectiva bíblico-científica. In:________. Revisitando as Origens. Maringá: Editorial NUMARSCB, 2018, p.68-78.
Balabanova S, Parsche F, Pirsig W. First identification of drugs in Egyptian mummies. Naturwissenschaften 1992; 79(5):358.
Clement CR, et al. The domestication of Amazonia before European conquest. Proc Biol Sci. 2015 Aug 7;282(1812):20150813.
Cooper B. Depois do dilúvio. 1. Ed. Brasília: SCB, 2008.
de Souza JG et al. Pre-Columbian earth-builders settled along the entire southern rim of the Amazon. Nat Commun. 2018 Mar 27;9(1):1125.
Görlitz D. The Occurrence of Cocaine in Egyptian Mummies - New research provides strong evidence for a trans-Atlantic dispersal by humans. Diffusion Fundamentals 2016; 26(2):1-11.
Gòmara, Francisco Lòpez de. La historia general de las Indias y nuevo mundo, con mas la conquista del Peru y de Mexico. Çaragoça, 1555; a abreviação “Fo. Lv” significa fólios, o livro era como pergaminhos, portanto não tinha folhas.
Hogen M. Early Anthropology in the Sixteenth and Seventeenth Centuries. Philadelphia: Univ. Pensylvania, 1971.
Mallette JR, et al. Geographically Sourcing Cocaine’s Origin – Delineation of the Nineteen Major Coca Growing Regions in South America. Sci Rep. 2016; 6: 23520.
Musshoff F, Rosendahl W, Madea B. Determination of nicotine in hair samples of pre-Columbian mummies. Forensic Sci Int. 2009 Mar 10;185(1-3):84-8.
Rocha, Diego Andrés. Tratado único y singular del origen de los indios del Perú, Méjico, Santa Fe y Chile. V. 1. Madrid: [Impr. de Juan Cayetano García], 1891. Fondo Antiguo
Stein Júnior, Guilherme. A Torre de Babel e seus mistérios. 2. Ed. Brasília: SCB, 2017.
Young, Simon. A.D. 500: a journey through the dark isles of Britain and Ireland. London: Phoenix, 2006.

terça-feira, fevereiro 20, 2018

Pesquisas com híbridos reforçam o que Ellen White escreveu no século 19


Pesquisadores norte-americanos produziram um novo tipo de embrião híbrido de ovelhas com humanos. O objetivo desse estudo não é criar um animal quimérico meio ovino meio humano que saia andando por aí, mas, sim, doação de órgãos – ou seja, usar partes cultivadas do corpo humano dentro de animais para transplante. Os cientistas introduziram células-tronco humanas em embriões de ovelhas, resultando em uma criatura híbrida que é mais de 99% ovelha. Todos os embriões criados no experimento foram destruídos após 28 dias. “A contribuição das células humanas até agora é muito pequena. Não é nada como um porco com rosto humano ou cérebro humano”, disse o biólogo Hiro Nakauchi, da Universidade de Stanford, em uma apresentação da pesquisa realizada em Austin, no Texas. Os pesquisadores explicaram que, por contagem de células, apenas cerca de uma em cada 10.000 (ou menos) nos embriões de ovinos são humanas. O experimento se baseou em estudos anteriores da mesma equipe. Esses estudos envolveram colocar células humanas em embriões de porcos em laboratório, com sucesso.

A ideia do estudo é que esses embriões possam um dia fornecer uma solução única para milhares de pessoas em listas de espera de doação de órgãos, sendo que a maioria morre antes de conseguir um compatível. “Mesmo hoje, os melhores órgãos, exceto se vierem de gêmeos idênticos, não duram muito tempo, porque o sistema imunológico continuamente os ataca”, disse o biólogo reprodutivo Pablo Ross, da Universidade da Califórnia.

Embora isso ainda esteja muito distante de ser prático, órgãos produzidos em quimeras poderiam ser uma forma de criar um estoque suficiente para atender à demanda de transplantes. Poderíamos, por exemplo, colocar um pâncreas hibridizado de uma ovelha ou porco em um paciente em necessidade.

Para que o transplante funcione, contudo, os pesquisadores pensam que pelo menos 1% das células do embrião precisariam ser humanas, o que significa que os primeiros passos demonstrados nesse estudo ainda são preliminares.

Apesar de não representar um perigo imediato, experiências como essa são sempre controversas. Aumentar a proporção humana na mistura de uma quimera também aumenta inevitavelmente as críticas éticas sobre o tipo de criatura que está sendo criada, com o único propósito de ter seus órgãos essenciais colhidos. “Digamos que, se nossos resultados indicarem que as células humanas vão ao cérebro do animal, talvez nunca possamos levar isso em frente”, explicou Ross.

Não há respostas fáceis para os tipos de questões que a pesquisa levanta, mas tendo em vista que a lista de espera por órgãos é preocupante no mundo todo, não devemos descartar de cara as possibilidades que as quimeras nos proporcionam. “Todas essas abordagens são controversas, e nenhuma delas é perfeita, mas oferecem esperança às pessoas que morrem diariamente”, conclui Ross.


Nota: No século 19, a escritora inspirada Ellen G. White escreveu algo sobre experiências de “amalgamação” (hibridização) levadas a cabo pelos antediluvianos e/ou pelo próprio Satanás (leia mais sobre isso aqui). Isso gerou muita discussão na época, justamente porque se desconheciam maneiras de fazer isso que não fosse pela via sexual, por reprodução simples. Nesse caso, “amalgamar” espécies diferentes como ser humano e ovelha realmente era impossível. Pelo teor polêmico do assunto, ela foi orientada por um anjo a não mais falar sobre isso. Naquela época, as possibilidades oferecidas pela engenharia genética eram desconhecidas, no entanto, nada impede que os inteligentíssimos, inventivos e longevos seres humanos que viveram antes do dilúvio e mesmo os anjos caídos possam ter feito experiências genéticas de hibridização, o que, também, levou Deus a dar um basta, tendo Ele considerado essas misturas, essas “brincadeiras” com a vida um pecado gravíssimo. Claro que as experiências de Hiro Nakauchi e outros têm como objetivo salvar vidas, mas sabe-se lá o que pesquisadores menos éticos podem estar fazendo em laboratórios por aí...

No tempo de Ellen White, “amalgamação” genética realmente era algo impossível. Hoje não mais. Pelo visto, essa simples mulher sem educação formal acertou mais uma vez, o que deve, no mínimo, despertar respeito e curiosidade pelas coisas que ela escreveu. E esse acerto dela acaba se constituindo em mais um sinal da breve volta de Jesus, pois a Bíblia diz que os pecados que marcaram o período imediatamente anterior ao dilúvio se repetiriam antes da volta de Jesus – pecados como o de “brincar” com algo sagrado como a vida. [MB]

Leia mais sobre hibridização aqui.

sexta-feira, fevereiro 16, 2018

Vida ao extremo seria vida “ancestral”?

Pensar em formas de vida independentes de oxigênio até há algum tempo foi considerado um evento absurdamente improvável. Mais improvável, por assim dizer, é que nós e a grande maioria dos seres vivos sobrevivamos em alguns tipos de ambientes, como em lugares onde as temperaturas são extremamente elevadas ou em depressões nas quais não há oxigênio, o elemento base para a nossa respiração acontecer. Entretanto, alguns organismos nos surpreendem, e fazem desse impasse uma solução. É o caso do Sulfolobus solfataricus, um microrganismo que habita fontes termais localizadas ao lado de vulcões, onde a temperatura chega a 88 °C. Mas não se compadeça, essa é a temperatura “ótima” para esse organismo viver. Em um ambiente onde muitos literalmente cozinhariam, o Sulfolobus desfruta de momentos de lazer como se estivesse a nadar tranquilamente em uma piscina térmica. E, por viver nessas condições, esse curioso micróbio utiliza o enxofre como sua fonte de energia, diferentemente dos outros seres.[1] Já o Pyrococcus furiosus, outro “esquentadinho” da lista, tolera até 100 °C,[2] superando seu colega citado acima. Mas ainda mais surpreendente é o Pyrolobus fumarii, uma espécie de arqueobactéria, que habita as paredes das fendas termais no fundo do oceano Atlântico, onde as temperaturas chegam a incríveis 113 °C.[3]
           
Por outro lado, especificamente no outro extremo da situação, as coisas não divergem, pois em 2012 uma equipe de cientistas encontrou um apanhado de bactérias vivendo sob condições congelantes na Antártida,[4] em um lago salgado sem luz e sem oxigênio, onde a temperatura chega a marcar -13 °C. Esse lago, chamado Vida, possui concentrações elevadas de elementos nocivos para a maioria dos organismos, como amoníaco, nitrogênio, hidrogênio, enxofre e óxido nitroso.
           
A temperatura, todavia, não é a única condição de ambiente célebre (e extremo) que chama a atenção. Mesmo o Mar Morto só é “morto” no nome, porque, contrário ao que muitos pensam, há vida nele. Embora seja um ambiente onde as taxas de salinidade são absurdas e onde os organismos expostos são violentamente desidratados, a bactéria Haloarcula marismortui excede o padrão.[5]
           
Embora esses microrganismos sejam minúsculos, o impacto de sua descoberta foi enorme: houve uma revolução a partir de 1970 no modo como os organismos eram classificados (as arqueobactérias, anteriormente incluídas no domínio Bacteria, foram desmembradas para formar um novo domínio, o das Archaea[6]); a indústria da biotecnologia ganhou campo e lugar com o achado desses novos seres com DNAs capazes de suportar temperaturas elevadas de cozimento, necessárias para as pesquisas obterem sucesso; e os evolucionistas se empolgaram com seres vivos habitando ambientes extremos, aumentando as esperanças deles de que poderia existir vida em outro lugar do Universo, intensificando assim as pesquisas “astrobiológicas”.[7]
           
Mais estreito foi o caminho que tomaram alguns cientistas, ao assumir a crença de que, no suposto passado primitivo, a origem da vida tenha acontecido ao redor de fontes hidrotermais, semelhantes aos habitats desse grupo especial de organismos: os extremófilos.[8] A vida nos primórdios da Terra (como alguns acreditam) possuía pouca luz solar, não havia fotossíntese e, portanto, pouco ou quase inexistente oxigênio.[9, 10]
           
A revelação da existência dos extremófilos foi muito bem recebida pela comunidade científica que antecipadamente comemorou a vitória sobre os criacionistas, pois, afinal de contas, por que Deus criaria organismos para viver em ambientes extremos? Por que o Criador, em sua infinita inteligência, criou seres tão diferentes aos habituais? Apesar desse entusiasmo, os extremófilos levantam novas dificuldades para os evolucionistas. Se eles tinham perguntas a fazer, também têm a responder: como se explica o motivo para um organismo ter evoluído a fim de sobreviver em ambientes extremos tão especializados como as chaminés de rocha nas profundidades dos oceanos que, se alcançarem os 350 °C, entram em erupção? Alguns cientistas alegam que foi exatamente em tais circunstâncias que a vida no planeta se originou – em um ambiente quente e com pouco oxigênio, banhado nos fluidos ricos em minerais que brotam das aberturas hidrotermais. Assim vivem os archaea, como (talvez) poderiam ter vivido há 3,5 bilhões de anos.[11] Mas nada mais nada menos que o pai das experiências modernas sobre a origem da vida, Stanley Miller, apontou que os “blocos de construção” da vida são muito instáveis para um início de vida quente.[12]
           
E, de qualquer forma, não existem microrganismos vivendo somente em ambientes  de extremo calor. Como explicar a evolução das archaeas que vivem nas calotas polares, em ambientes hipersalinos ou ácidos, em ambientes desérticos ou mesmo na densa atmosfera?[13] E ainda mais curioso e desafiador é o fato de que alguns extremófilos são capazes de suportar extremos físicos além de qualquer coisa presente no ambiente natural. Por exemplo, a bactéria Deinococcus radiodurans foi encontrada em latas de carne que foram esterilizadas (ou assim se pensou) com radiação gama.[14] Enquanto milhares de rads de radiação ionizante são suficientes para matar uma pessoa adulta, essa bactéria pode sobreviver a 12 milhões de rads! De acordo com a teoria da evolução, um organismo possuirá apenas os atributos de que precisa para sobreviver. Então, onde a Deinococcus vivia que precisava suportar 12 milhões de rads de radiação gama, sendo que a radiação natural na Terra fica numa fração muitíssima abaixo desse valor? A melhor “escapatória” para essa interrogação foi sugerir que supostamente esse organismo evoluiu para resistir à extrema secura e, portanto, a resistência à radiação é apenas uma consequência fortuita desse processo evolutivo.[15]
           
Em contraste, para os criacionistas que acreditam na Bíblia, a habilidade da vida para “conquistar” e habitar ambientes extremos não deve ser tão surpreendente, já o Senhor ordenou que os seres vivos deveriam se multiplicar e “preencher” a Terra (Gênesis 1:28). E quando levamos em consideração esse texto, podemos compreender outros exemplos de criaturas que ocupam os locais mais severos do planeta, quebrando ainda mais os argumentos dos evolucionistas e eliminando qualquer pseudoparadigma para os criacionistas. Pois não são apenas organismos unicelulares (uma única célula) que vivem nesses ambientes hostis, mas criaturas multicelulares (muitas células) também. Por exemplo, o verme de Pompeia (Alvinella pompejana) vive em tubos que ele constrói ao lado das chaminés fumegantes mencionadas anteriormente. A temperatura dentro desses tubos foi medida em 85 °C [16] e também foi relatado um caso de um desses vermes que abandonou seu tubo e aderiu em torno da sonda de temperatura dos pesquisadores, mostrando 105 °C.[17] E o que dizer do Hesiocaeca methanicola que foi encontrado vivendo no fundo do mar no Golfo do México, em uma mistura cristalina de água, metano e outros hidrocarbonetos numa temperatura relativamente baixa.[18] Essas criaturas se adaptaram para viver em uma parede de gelo feita de metano, onde elas lentamente se enterram em seu habitat. Mas não é muito esforço simplesmente para ter uma moradia? Como um pesquisador comentou: “Por que esses vermes trocaram uma vida boa na lama por uma vida no gelo é um enigma.”[17, tradução do autor]
           
Mas de todos os organismos até agora identificados que podem viver em ambientes hostis, os mais resistentes do planeta são, de longe, os tardígrados. Você pode congelá-los, fervê-los, secá-los, não alimentá-los por semanas e ainda colocá-los no vácuo – eles sobreviverão. Cerca de 700 espécies de tardígrados já foram identificadas em lugares que vão desde os picos congelantes do Himalaia até os desertos mais quentes e secos. Como resistem a tais extremos do ambiente? Eles podem “desligar” seu metabolismo em condições desfavoráveis. Quando os ambientes ficam insuportavelmente quentes, ou frios ou secos, por exemplo, muitos tardígrados enrolam-se no formato de um barril, que é sua armadura de resistência.[19] Eles então fazem os preparativos bioquímicos para se “fechar” (mesmo a respiração cessa completamente). Mais tarde, quando as circunstâncias favoráveis retornam, o tardígrado se desenrola e a vida continua como antes, normalmente.
           
Até onde está conhecido, o registro de maior sobrevivência (neste caso, sem água) foi de 120 anos para tardígrados retirados do musgo seco de um museu na Itália.[20]
           
E os biólogos ficam espantados com o tipo de tratamento de laboratório que esses animais são capazes de suportar (muitas vezes, muito pior do que qualquer condição que poderiam experimentar na Terra). Por exemplo, eles “ressuscitaram” após terem sido congelados com hélio líquido (-272 °C), apenas uma fração acima do zero absoluto (-273 °C), a menor temperatura possível. Em outro exemplo, eles sobreviveram sendo aquecidos a 151 °C. Também resistiram após serem disparados raios-x com uma intensidade 250 vezes mais forte do que a frequência que mataria um ser humano. E há muitas outras coisas impressionantes que desconhecemos que essas criaturas conseguem realizar.[20]
           
Como apontado antes, a capacidade dos tardígrados de sobreviver ao serem submetidos a tratamentos de laboratório tão extremos (radiação, baixa temperatura, pressão hidrostática), muito mais severos que qualquer ambiente terrestre, apresenta uma clara dificuldade para a teoria evolutiva. E não são apenas os tardígrados. Com um aumento na pesquisa e exploração dos microrganismos extremófilos e outros organismos capazes de suportar condições muito mais severas do que em qualquer lugar da Terra, o desafio para os evolucionistas torna-se ainda mais intratável. Isso ocorre porque a seleção natural só pode selecionar as características necessárias para a sobrevivência imediata. Consequentemente, não se pode esperar que a evolução “invente demais”, transformando criaturas que possam suportar uma série de ambientes que nunca enfrentaram.
           
Para os cristãos, porém, o “excesso de design” dessas criaturas revela um Designer (Romanos 1:20), e não é de se surpreender que Deus também tenha incorporado em alguns seres vivos a capacidade de se deslocar e “preencher” o mundo inteiro, tal como Ele havia ordenado (Gênesis 1). E, de fato, vemos hoje essa ordem se cumprindo, ao encontrarmos vida desde os ambientes mais severos do oceano até o topo da montanha mais densa. De polo a polo, mesmo nas extremidades da Terra, a natureza revela seu Criador.

(Weliton Augusto Gomes é biólogo e diretor de ensino e pesquisa do Núcleo Curitibano da Sociedade Criacionista Brasileira [NC-SCB])

Referências:
[1] Brock, T. D. et al (1972). Sulfolobus: a new genus of sulfur-oxidizing bacteria living at low pH and high temperature. Archiv für Mikrobiologie, 84(1), 54-68.
[2] Fiala, G., & Stetter, K. O. (1986). Pyrococcus furiosus sp. nov. represents a novel genus of marine heterotrophic archaebacteria growing optimally at 100 C. Archives of Microbiology, 145(1), 56-61.
[3] Blöchl, E. et al (1997). Pyrolobus fumarii, gen. and sp. nov., represents a novel group of archaea, extending the upper temperature limit for life to 113 C. Extremophiles, 1(1), 14-21.
[4] Murray, A. E. et al (2012). Microbial life at− 13 C in the brine of an ice-sealed Antarctic lake. Proceedings of the National Academy of Sciences, 109(50), 20626-20631.
[5] Oren, A. et al (1990). Haloarcula marismortui (Volcani) sp. nov., nom. rev., an extremely halophilic bacterium from the Dead Sea. International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology, 40(2), 209-210.
[6] Para uma maior compreensão dessa mudança na classificação biológica e os estudos realizados por Carl Woese, ver: Woese, C. R. et al (1990). Towards a natural system of organisms: proposal for the domains Archaea, Bacteria, and Eucarya. Proceedings of the National Academy of Sciences, 87(12), 4576-4579.
[7] Des Marais, D. J. et al (2008). The NASA astrobiology roadmap. Astrobiology, 8(4), 715-730.
[8] Rothschild, L. J., & Mancinelli, R. L. (2001). Life in extreme environments. Nature, 409(6823), 1092.
[9] Gilbert, W. (1986). Origin of life: The RNA world. Nature, 319(6055), 618.
[10] Lal, A. K. (2008). Origin of life. Astrophysics and Space Science, 317(3-4), 267-278.
[11] Willmer, P. G. (2000). Extremophiles in the raw. Nature 408(6814):771.
[12] Miller, S. L. & Lazcano, A. (1995). The origin of life—did it occur at high temperatures?. Journal of Molecular Evolution, 41(6), 689-692.
[13] DeLeon-Rodriguez, N. et al (2013). Microbiome of the upper troposphere: species composition and prevalence, effects of tropical storms, and atmospheric implications. Proceedings of the National Academy of Sciences, 110(7), 2575-2580.
[14] Cox, M. M., & Battista, J. R. (2005). Deinococcus radiodurans—the consummate survivor. Nature Reviews Microbiology, 3(11), 882.
[15] Travis, J. (1998). Meet the superbug: Radiation‐resistant bacteria may clean up the nation's worst waste sites. Science News, 154(24), 376-378.
[16] Desbruyères, D. et al (1998). Biology and ecology of the “Pompeii worm”(Alvinella pompejana Desbruyères and Laubier), a normal dweller of an extreme deep-sea environment: a synthesis of current knowledge and recent developments. Deep Sea Research Part II: Topical Studies in Oceanography, 45(1-3), 383-422.
[17] Dor, S. (1998) Extreme worms. New scientist, 159(2144), 48-50.
[18] Fisher, C. R. et al (2000). Methane ice worms: Hesiocaeca methanicola colonizing fossil fuel reserves. Naturwissenschaften, 87(4), 184-187.
[19] Vecchi, M. et al (2018). The Microbial Community of Tardigrades: Environmental Influence and Species Specificity of Microbiome Structure and Composition. Microbial ecology, 1-15.
[20] Durvasula, R. V., & Rao, D. S. (Eds.). (2018). Extremophiles: From Biology to Biotechnology. CRC Press.

domingo, fevereiro 11, 2018

Histórias bíblicas na cultura dos povos pré-colombianos

Ao analisar os registros históricos preservados por nativos pré-colombianos percebemos que eles acreditavam em um Criador Supremo e que suas lendas registram um dilúvio global. Percebemos também que muitos detalhes des­sas lendas são estranhamente parecidos com as narrativas bí­blicas do Gênesis, sendo inevitável uma associação com as terras e os povos da Bíblia. Depois de considerar vários povos antigos, a conclusão mais plausível é a de que boa parte dos nativos americanos herdaram da cultura mesopotâmica tradições que mostram claramente sua ligação com esta cultura e ainda a relacionam com tradições hebraicas. Esta similaridade se dá não só pela semelhança das lendas nativas com as histórias bíblicas, como também por alguns rituais. A seguir, apresentaremos alguns trechos bem curiosos de registros históricos que encontramos ao longo de nossa pesquisa.

A criação do Mundo - Os nativos peruanos e andinos preservaram relatos bíblicos sobre a Criação do Mundo, Adão e Eva e sobre Noé e sua mulher: “Isto é o que contam os índios peruanos acerca de sua origem, de acordo com a lista dos autores mencionados acima. Do qual o que podemos vender por verdade é que, sem dúvida, os índios tiveram notícias da Criação do mundo e da formação de Adão, Eva, da Inundação e de Noé e sua mulher” (García, 1729, p. 334, 335).

Figura 1: Escudo inca, um símbolo que retrata e registra a origem desse povo, mostrando que eles saíram de uma montanha após o dilúvio (Fonte: Poma de Ayala, 1941).

Alguns conceitos de saúde do Éden bíblico - Aqui percebemos como os Incas viviam mais de cem anos, comiam pouca gordura e outros alimentos, e casavam tarde: “De como esses incas e demais senhores. Principais ou yns. As pessoas particularmente antigas fizeram e aumentaram sua saúde e anos de vida entre 250 e 150 anos, eles duravam tanto porque tinham uma ordem e regras de seguir e criar seus filhos. Quando garoto, não lhe deixavam comer coisa de sebo [gordura] ou nada de mel ou pimenta, sal e vinagre, nem lhe deixavam ter meninas nem dormir com uma mulher até ter cinquenta anos, nem se sangrava e se purgava [expurgava, limpava] todos os meses com três pares de bilca tauri [sementes purgativas usadas pelos Incas, feitas em líquido, usadas como medicamento oral para induzir o vômito em rituais] e misturado com macay [erva medicinal purgativa] que se tomava pela boca a metade e a outra metade se fazia enema [líquido que se introduz no ânus]; com isso, aumentaram a saúde e a vida. Até os trinta anos não tinham mulher, nem marido, nem cargo e, assim, tinham grande força para guerrear” (Poma de Ayala, 1941, p. 118, 119).

Figura 2: Capa do livro El Primer Nueva Corónica y Buen Gobierno, de uma edição de 2011, porém o desenho é o mesmo da versão original (Fonte: Poma de Ayala, 1941).

Alimentação apenas duas vezes ao dia - Isolados na América, alguns grupos mantiveram os costumes após o dilúvio. A refeição principal era a da parte da manhã e sucos e líquidos durante todo o restante do dia e um lanche no meio da tarde, exatamente como aconselha a escritora norte-americano Ellen White: “Como isso era conhecido, o Atabalipa pediu que lhe dessem de comer, e ele ordenou que todo seu povo fizesse o mesmo. Era costume comer pelas manhãs, e assim todos os nativos desse reino. Os Senhores, depois de ter comido, como digo, passavam o dia todo bebendo até a noite que comiam poucas coisas (Pizarro, 1917, p. 31).

Leis do Antigo Testamento - No trecho a seguir, extraído do livro Historia General del Perú, pode-se perceber semelhanças entre as leis dos Incas e a lei de Levítico: os incas não comiam sangue: “Que os da cidade de Cuzco de forma alguma comessem sangue ou qualquer coisa feita dele. Os leprosos e aqueles que eram porcos, sujos e nojentos, que os expulsassem do meio do povo, para que não contaminassem a outros, e o mesmo para aqueles que tinham enterrado algum falecido em sua casa. Ele ordenou que aqueles que derramassem a semente genital [esperma] fossem expulsos da cidade por um mês e, no início do outro mês, retornassem à cidade e que o pontífice ou o feiticeiro fizessem sacrifícios por ele e ou o que estivesse dormindo houvesse feito o mesmo, e primeiro entrassem desnudo em água fria e se lavasse. Que as mulheres tivessem ou andassem com companhia e vivessem honestamente. Os senhores ou ricos poderiam ter quantas quisessem e pudessem sustentar desde que fosse com o consentimento do Inca” (De Murúa, 1962, [Fol. 247], p. 90).

Neste trecho é possível perceber que, mesmo antes dos hebreus, o sangue tinha significado: “Os pontífices e os sacerdotes das huacas [santuário, templo] sacrificavam e ofereciam uns carneiros, que tinham dedicado para esse fim [sic], branco, sem mancha ou defeito [sic] qualquer” (De Murúa, 1962, [Fol. 256], p. 104).

Notamos também que eles vieram à América logo depois do dilúvio, centenas de anos antes de Abraão. Naquela altura, a lei já estava estabelecida (seja oral ou escrita) e podemos notar isso por meio da sua guarda do sábado: “Quanto ao terceiro preceito de santificar o sábado, eles tinham suas festas em dias designados, nos quais faziam grandes sacrifícios, e eles descansavam, particularmente no Peru. Os índios Totones, que são da Nova Espanha, estavam obrigados a ir ao Templo no sábado, à cerimônia que acontecia lá e ao sacrifício que ofereciam aos seus deuses” (García, 1729, p. 114).

Figura 3: Capa do livro Origen de los Índios de el Nuevo Mundo, e Indias Occidentales (Fonte: García, 1729).

Torre de babel - Várias tradições similares à da Torre de Babel são encontradas na América Central. Uma em especial relacionada aos Astecas diz que Xelhua, um dos sete gigantes salvos do dilúvio, construiu a Grande Pirâmide de Cholula – na América central – para desafiar o Céu. Os deuses destruíram-no com fogo e confundiram a linguagem dos construtores. No livro Ophiolatreia vemos o seguinte:

“Quando as águas diminuíram, um dos gigantes, chamado Xelhua, apelidado de ‘Arquiteto’, foi a Cholula, onde, como memorial do Tlaloc, que serviu para um asilo para si e para seus seis irmãos, ele construiu uma colina artificial em forma de uma pirâmide. Ele ordenou que os tijolos fossem feitos na província de Tlalmanalco, ao pé da Serra de Cecotl, e, para carregá-los até Cholula, ele colocou uma fila de homens que os passou de mão em mão. Os deuses viram, com ira, um edifício cujo topo chegava às nuvens. Irritado pela tentativa atrevida de Xelhua, lançaram fogo na pirâmide [na tradição asteca seriam meteoritos ‘que haviam caído do céu envolvidos em uma bola de fogo’]. Numerosos trabalhadores morreram. O trabalho foi interrompido e o monumento foi depois dedicado para Quetzalcóatl” (Jennings, 1889, p. 63).

Figura 4: Segunda Edad. (vida no segundo milênio após o dilúvio). É curioso que as construções de pedra já estavam em pé. Isso significa que as construções megalíticas não foram obra dos Incas (Fonte: Poma de Ayala, 1941).

Uma inscrição original em Nahuatl, a língua asteca, que havia sido escrita pelo escriba nativo, abaixo de uma ilustração nativa encontrada no templo de Cholula, dizia: “Nobres e senhores, aqui vocês têm seus documentos, o espelho do seu passado, a história de seus antepassados, que, fora de medo de um dilúvio, construiu este lugar de refúgio ou asilo para a possibilidade de recorrer a tal calamidade” (Nuttall, 1901, p. 269).

Outro relato, atribuído pelo historiador nativo Fernando de Alva Cortés Ixtilxochitl aos antigos Toltecas, diz que depois de os homens terem se multiplicado após um grande dilúvio, eles erigiram um alto zacuali ou torre, para se preservarem no caso de um segundo dilúvio. Contudo, as suas línguas foram confundidas e eles foram para diferentes partes da terra (Ixtilxochitl, 1640).

O Sol “parou” por mais de 20 horas - Josué 10:12-14 relata um episódio que teria acontecido cerca de 1400 a.C.: No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó Lua, sobre o vale de Aijalom!’ O Sol parou, e a Lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O Sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs.” 

O incidente, cuja singularidade é reconhecida na Bíblia (“Não existiu nenhum dia como esse, antes ou depois”), ocorreu do outro lado da Terra, em relação aos Andes situado na América do Sul, descrevendo um fenômeno oposto, mas complementar astronomicamente ao que ocorrera no Peru. Ao contrastarmos os dois relatos, percebemos que, em Canaã (Oriente Médio), o Sol não se pôs por cerca de vinte horas; nos Andes, o sol não se levantou pelo mesmo período de tempo (Sitchin, 1990).

Segundo Montesinos, quando “os bons costumes foram esquecidos e as pessoas se entregaram a todos os tipos de vícios”, houve um dia em que “não houve aurora por vinte horas” (Montesinos, 1882). Em outras palavras, a noite não terminou no horário de sempre e o nascer do sol foi adiado durante vinte horas. Depois de grande comoção, confissões de pecados, sacri­fícios e orações, o sol finalmente apareceu. No livro Memorias Antiguas Historiales y Políticas del Perú, encontra-se a seguinte citação: “Nos tempos do rei Titu Yupanqui Pachacuti “dizem os antigos amautas, e estes aprenderam com seus patriarcas e preservaram na memória pelos seus quipos [sistema binário ou código de leitura] para eterna memória, que o sol se cansou de caminhar e se escondeu dos vivos, e como castigo sua luz sumiu por mais de vinte horas. Os índios gritaram chamando a seu pai o Sol; fizeram grandes sacrifícios para acalmá-lo, oferecendo muitos cordeiros e donzelas e moços, e quando saiu a luz do Sol após as horas mencionadas, lhe agradeceram pelas bênçãos recebidas” (Montesinos, 1882, p. 57, 58).

Figura 5: Um Amauta usando um “quipu”; embora o desenho seja o da versão original, esta imagem foi retirada de uma reedição de 2011 (Fonte: Poma de Ayala, 1941).

Houve muitas interpretações desse fenômeno por cientistas. Em um estudo recente, os pesquisadores atribuíram o evento a um eclipse, aliás acreditam que podem ter identificado a data do mais antigo eclipse solar já registrado. (Humphreys e Wadington, 2017) De acordo com eles, “essa interpretação é apoiada pelo fato de que a palavra hebraica traduzida como ‘parado’ tem a mesma raiz que uma palavra babilônica usada em textos astronômicos antigos para descrever os eclipses”. Eles sugerem que o evento tenha ocorrido no dia 30 de outubro de 1207 a.C. - exatamente 3.224 anos atrás. Para tanto, os pesquisadores da Universidade de Cambridge usaram uma combinação de texto bíblico e texto egípcio antigo para entender a data do suposto eclipse solar.

Em outro estudo, com base em dados obtidos da Nasa, cientistas da Universidade Ben-Gurion do Neguev, em Berbesá, Israel, descobriram não apenas que o relato bíblico descrito em Josué 10:12-14 realmente aconteceu, como também, segundo eles, o dia e a hora exatos do fenômeno (Yitzchak, Weistaub e Avneer, 2017). A equipe de cientistas, chefiada pelo Dr. Hezi Yitzhak, também interpretou o acontecimento como sendo um eclipse, e que ele teria acontecido exatamente em 30 de outubro de 1207 a.C., às 16h28.

Para tanto, os pesquisadores interpretaram a palavra hebraica “dom” como “tornou-se escura” em vez do que tradicionalmente significava como “ficar parado”. Com base nos dados obtidos, eles descobriram que apenas um eclipse aconteceu entre os anos 1500 e 1000 a.C., o que coincide com a chegada dos israelitas ao local onde ocorreu a batalha descrita na Bíblia. Os resultados desse estudo foram publicados na revista Beit Mikra: Journal for the Study of the Bible and Its World.

Para mim, esse fenômeno não pode ter sido um eclipse, porque nenhum eclipse dura tanto tempo. Além disso, os povos incas tinham conhecimento de tais eventos periódicos. A história não diz que o Sol desapareceu. Apenas afirma que “não houve aurora” por vinte horas. Foi como se o Sol, onde quer que tenha se escondido, tivesse parado.

(Everton Alves e Irwin Susanibar)



Referências:
De Murúa, Martín. Historia General del Perú, Origen y descendencia de los incas. V. 1. Colección: Fondo Antiguo - Aurelio Miró Quesada. Madrid: Impr. Don Arturo Gongora, 1962.
García, Gregorio. Origen de los indios de el Nuevo Mundo, e Indias Occidentales. Segunda Edición. Colección: Fondo Antiguo. Madrid: En la imprenta de F. Martinez Abad, 1729. 336p.
Humphreys, Colin; Wadington, Graeme. Solar eclipse of 1207 BC helps to date pharaohs. Astronomy & Geophysics 2017; 58(5):5.39–5.42.
Ixtilxochitl, Fernando de Alva Cortés. Historia Chichimeca. 1640.
Jennings, Hargrave. Ophiolatreia: An Account of the Rites and Mysteries Connected With the Origin, Rise and Development of Serpent Worship. Capítulo 6. Privately Printed, 1889. 103p. Disponível em: https://archive.org/details/ophiolatreiaacco00nppr
Montesinos, Fernando de. Memorias antiguas historiales y políticas del Perú. Madrid : Impr. de M. Ginesta, 1882. 259p.; essa primeira obra foi copiada de um manuscrito do ano 1644 que se encontra na biblioteca da Universidade Sevilla e cujo título é: “Ophir de España; mémorias historiales políticas del Pirv...”
Nuttall, Zelia. The Fundamental Principles of Old and New World Civilizations. V. 2. Cambridge, Mass.: Peabody Museum of American archaeology and ethnology, 1901. 602p. Disponível em: https://archive.org/stream/fundamentalprin02nuttgoog#page/n14/mode/2up
Pizarro, Pedro. Descubrimiento y conquista del Perú, seguida de la relación sumaria acerca de la conquista por el Padre Fr. Luis Naharro, de la Orden de la Merced. Lima: Impr. y Libr. Sanmartí y Cía., 1917. 213p. Colección: Fondo Antiguo - Porras Barrenechea.
Poma de Ayala, Felipe Guamán. El Primer nueva corónica y buen gobierno. (1615/1616). Colección: Fondo Antiguo. La Paz: Instituto Tihuanacu de Antropología, Etnografía y Prehistoria, 1941. 1169p.
Sitchin, Zecharia. The Lost Realms. Livro 4 da série de Crônicas da Terra. Harper Collins, 1990, 298p. Capítulo 7 “O dia em que o Sol parou”.
Yitzchak, Hezi; Weistaub, Daniel; Avneer, Uzi. A sun in Gibeon, and a moon in the valley of Ayalon - Solar eclipse occurred on October 30, 1207 BC? Beit Mikra: Journal for the Study of the Bible and Its World 2017; 62(1):196-238. Disponível em: http://www.boker.org.il/meida/negev/desert_biking/personal/BM_61-2_196_238.pdf