domingo, maio 26, 2013

A Descoberta: um livro que surpreende

Vou ser sincera: partindo do meu conhecimento prévio dos autores, título e subtítulo, comecei a ler este livro com expectativas baixas. Não pelos autores, é claro! Michelson Borges e Denis Cruz já mais que provaram sua capacidade de expor ideias e cativar mentes (aliás, foi somente pelos autores que peguei o livro pra ler). E certamente não por achar pouco relevante o debate ciência x religião; toda a pessoa neste planeta precisa se questionar de onde veio e para onde vai (e achar respostas). Porém, ainda tenho arraigado o hábito de esperar pouco da ficção escrita por adventistas. (Eu avisei que ia ser sincera.) Creio que isso é natural porque nosso amor à verdade e à realidade não nos deixa voar muito alto (ou pra longe da fé), quando toca a criatividade e a fantasia.

No entanto, quando a narrativa do livro A Descoberta começa com um físico ateu usando seu charme sapiencial numa mulher que claramente não é sua e é interrompido por um telefonema que abala seu mundo, o leitor fica no mínimo interessado em saber o que um jornalista criacionista e um advogado cristão têm para dizer através deste personagem, Carlos Biagioni, e suas complicações familiares.

Não importa se você é ateu, cristão, evolucionista, criacionista, leitor da Bíblia ou um simples devorador de livros: vai encontrar nessa obra uma história cativante, com pessoas reais e sinceras, numa busca pela vida que todos desejamos: com paz e sentido, ainda que não com todas as respostas. E mais: uma história que, no seu diálogo acessível (e divertido!), expõe a essência das grandes mentes da ciência e da filosofia humanas, os anseios do coração que aproximam cientistas e leigos e a multiforme interação do homem com a Divindade.

Talvez você se encontre no Carlos, ou na Laura, ou na Bia... Ou, se for como eu, em momentos de cada um. Mas, certamente, vai se encontrar diante das maiores perguntas que algum humano já fez e diante das respostas mais significativas e indispensáveis da vida.

Se você é adventista do sétimo dia, a leitura desse livro poderá ser muito mais do que um sadio entretenimento. Leia e partilhe o que aprendeu de novo. Se for como eu, terminará o livro com um sorriso no rosto, a mente cheia e muita gratidão no coração.

E se você não consegue deixar de pensar que um livro escrito por um jornalista criacionista e um escritor cristão, com o título A Descoberta, sobre a jornada filosófica de um cientista ateu, tem um final óbvio, pense de novo. Melhor ainda, leia o livro. É a jornada que define o final, e não o contrário.

(Marisa Ferreira, A Caminho do Lar)

Como comprar:
Ligue 0800- 9790606 ou clique aqui.
Visite as lojas da Casa Publicadora Brasileira.

PS.: Como o livro acabou de ser lançado, achei melhor não contar detalhes, mas, no futuro próximo, vou postar as partes que achei mais engraçadas. Se eu disser que morri de rir em alguns momentos, você acredita? #ameiestelivro

Nota do Michelson: Minha esposa e minhas filhas foram as primeiras leitoras-cobaias do original de A Descoberta, à medida que o Denis e eu escrevíamos o livro. (E foi bom ver que a história agradou até mesmo duas meninas pequenas.) A Marisa (cidadã de dois “mundos” – tem pai português e mãe brasileira) foi a primeira leitora do livro impresso. E que bom que ela gostou! Tenho certeza de que você também gostará.

Leia também: "Livro A Descoberta acaba de sair do 'forno'"