sexta-feira, maio 17, 2013

Quantas células do corpo nascem por dia?

É muito difícil precisar o número de células que nascem e morrem em nosso organismo a cada dia, mas calcula-se que o corpo de um adulto produza em média 300 milhões de células por minuto ou 332 trilhões por dia – uma renovação que ocorre, principalmente, em tecidos epiteliais e conjuntivos, responsáveis pelos revestimentos e pela sustentação do corpo. Essa taxa pode variar em algumas situações, por exemplo, quando o corpo precisa reparar uma lesão. O aparecimento de novas células não acontece uniformemente. O tecido epitelial de revestimento do estômago, por exemplo, é renovado a cada 4 a 7 dias. Já a epiderme da pele (camada mais superficial) é completamente renovada a cada 15 a 30 dias, dependendo da idade do indivíduo.

Células musculares cardíacas e neurônios não possuem reposição natural. Uma vez que tais células são perdidas, não ocorre o aparecimento de novas células [há controvérsias]. Os tecidos possuem processos de renovação e reparação menores à medida que envelhecemos, até que o número de células que morrem ultrapassa o número de células que nascem.


Nota: A maravilha da renovação celular é algo tremendo! De certa forma, em poucos anos, somos biologicamente “outra pessoa”. Não fosse nosso programa genético que coordena essa multiplicação celular, poderíamos nos tornar uma aberração ou nos transformar num ser com características diferentes das originais. Pena que (ainda) existe o processo de envelhecimento e morte (resultado do pecado).[MB]