sexta-feira, maio 10, 2013

Por que você não deve ir ao supermercado com fome

Quantas vezes você já passou no supermercado antes do horário do almoço ou da janta, com fome, e comprou mais coisas do que realmente precisava? Os pesquisadores Aner Tal e Brian Wansink, da Universidade Cornell, em Ithaca, Nova York (EUA), realizaram um estudo de laboratório com 68 pessoas, para analisar o quanto a fome influenciava na hora das compras. Primeiramente, essas pessoas selecionadas foram convidadas a irem até o laboratório, mas com a recomendação de não comerem nada por até cinco horas antes do encontro. Chegando lá, metade do grupo recebeu bolachas, que poderiam ser consumidas a vontade, enquanto a outra metade permaneceu sem nenhuma comida. Na sequência, todos deveriam acessar o site de um supermercado e fazer compras como bem desejassem. O resultado foi o seguinte: o grupo que comeu as bolachas antes do processo comprou, em média, quatro produtos de alto teor calórico, enquanto que as pessoas que estavam há mais tempo sem se alimentarem compraram seis desses itens mais calóricos.

Outra pesquisa, liderada pelo diretor do Laboratório Comidas e Marcas, da Universidade Cornell, Brian Wansink, levou outro grupo, desta vez de 82 pessoas, a um supermercado, em dois horários diferentes: entre 13h e 16h (considerado um período menos propenso à fome, por ser após o almoço), e entre 16h e 19h (horário em que as pessoas começam a sentir mais fome, próximo a hora do jantar). Nessa análise, os pesquisadores perceberam que as compras mais saudáveis, ou de alimentos de menor teor calórico, foram realizadas pelo grupo que foi ao supermercado entre 13h e 16h (foram 11 produtos contra oito do outro grupo).

Os pesquisadores relataram que, “mesmo que por um curto período, a privação alimentar pode levar a uma alteração no momento das compras, aumentando o consumo de produtos com alto teor calórico. O ideal é que as pessoas prestem atenção nas suas escolhas e, se possível, evitem fazer compras quando estão com fome”. [...]

Ele recomenda que, antes de ir às compras, as pessoas façam um lanche, nem que seja apenas uma fruta. [...]