quarta-feira, maio 22, 2013

Chicago faz campanha com garotos “grávidos”

Na tentativa de diminuir o número de casos de gravidez em adolescentes, a Prefeitura de Chicago acaba de implementar uma campanha publicitária focada na conscientização de garotos. Com o uso do Photoshop, a secretaria de Saúde da cidade criou imagens em que meninos aparecem com barriga de grávida. As fotos são acompanhadas pelo slogan da campanha: “Inesperado? A maioria das gravidezes em adolescente é. Evite gravidezes não planejadas e DSTs. Use camisinha. Ou espere.” Nas redes sociais, a ideia de Chicago tem sido muito elogiada e recebido o apoio do público em geral. Alguns poucos usuários do Facebook criticaram as imagens por lembrarem transexuais. Antes de Chicago, Milwaukee também já havia feito campanha publicitária semelhante.


Nota: Também considero positiva essa campanha por dois motivos: (1) lembra os rapazes da responsabilidade deles numa gravidez indesejada ou inesperada e (2), além de promover o uso da camisinha (que, em minha opinião, às vezes apenas estimula o sexo precoce), adiciona o “ou espere”. Esperar, na verdade, é o único meio de se ter sexo seguro, sem sequelas físicas (gravidez indesejada e DSTs) e/ou emocionais (traumas, arrependimentos, depressão e baixa autoestima). Esperar pelo quê? Pelo momento e o contexto certos e pela pessoa certa. Deveria haver mais campanhas que focalizassem a abstinência e o sexo no casamento como respostas para o aumento da promiscuidade e do número de pessoas contagiadas por DSTs. Mas duvido que no país do carnaval alguém vá sugerir uma campanha com o “ou espere”...[MB]