Na
tentativa de diminuir o número de casos de gravidez em adolescentes, a
Prefeitura de Chicago acaba de implementar uma campanha publicitária focada na
conscientização de garotos. Com o uso do Photoshop, a secretaria de Saúde da
cidade criou imagens em que meninos aparecem com barriga de grávida. As fotos
são acompanhadas pelo slogan da
campanha: “Inesperado? A maioria das gravidezes em adolescente é. Evite
gravidezes não planejadas e DSTs. Use camisinha. Ou espere.” Nas redes sociais,
a ideia de Chicago tem sido muito elogiada e recebido o apoio do público em
geral. Alguns poucos usuários do Facebook criticaram as imagens por lembrarem
transexuais. Antes de Chicago, Milwaukee também já havia feito campanha
publicitária semelhante.
Nota:
Também considero positiva essa campanha por dois motivos: (1) lembra os rapazes
da responsabilidade deles numa gravidez indesejada ou inesperada e (2), além de
promover o uso da camisinha (que, em minha opinião, às vezes apenas estimula o
sexo precoce), adiciona o “ou espere”. Esperar, na verdade, é o único meio de
se ter sexo seguro, sem sequelas físicas (gravidez indesejada e DSTs) e/ou emocionais
(traumas, arrependimentos, depressão e baixa autoestima). Esperar pelo quê?
Pelo momento e o contexto certos e pela pessoa certa. Deveria haver mais
campanhas que focalizassem a abstinência e o sexo no casamento como respostas
para o aumento da promiscuidade e do número de pessoas contagiadas por DSTs.
Mas duvido que no país do carnaval alguém vá sugerir uma campanha com o “ou
espere”...[MB]