quinta-feira, setembro 10, 2009

Mais interesse pelo criacionismo

Dias atrás, recebi as seguintes perguntas por e-mail, às quais respondi como segue:

Os adventistas acreditam que o mundo foi criado por Deus, como é dito no livro de Gênesis. No entanto, apesar de serem criacionistas, muitos não saberiam defender essa ideia, caso fossem questionados. Por que você acredita que alguns adventistas sabem pouco sobre o criacionismo?

Talvez porque não compreendam a relação entre o criacionismo, as três mensagens de Apocalipse 14:6-12 e o sábado. Adventista é criacionista por excelência, ainda que talvez não saiba disso. Estamos entre os poucos cristãos que creem e defendem a criação em seis dias literais de 24 horas, e que defendem o sábado como memorial dessa criação. Além disso, ainda há muitos cristãos (não apenas adventistas) que não entendem que a ciência experimental pode ser um grande aliado na busca da verdade, e que o criacionismo é justamente uma associação coerente e sustentável entre ciência experimental e teologia bíblica.

O que cada adventista poderia fazer para aumentar seu conhecimento nessa área?

Primeiramente, ler livros e revistas publicados a respeito desse assunto. A Casa Publicadora Brasileira e a Sociedade Criacionista Brasileira têm alguns bons livros e outros materiais úteis e interessantes. Os sites www.scb.org.br e www.criacionismo.com.br fornecem boas fontes de pesquisa. Se informar a respeito e participar de eventos criacionistas é outra boa coisa a se fazer.

Você pode sugerir alguns livros que trazem esclarecimento sobre o criacionismo?

Origens, A História da Vida, Por Que Creio, Se Deus Fez – Se Deus Não Fez (todos esses da CPB), Em Busca das Origens, Evolução – Um Livro Texto Crítico, Criação, Uma Breve História da Terra (esses da SCB). Os leitores interessados podem também consultar a seção “Dicas de Leitura”, no meu blog.

E sites ou revistas que possuem informações atualizadas constantemente, você pode sugerir alguns?

Sugiro todos os links da seção “Sites e Blogs Relacionados”, no blog www.criacionismo.com.br

Se alguém ainda não se convenceu da importância de conhecer a criação de forma científica, o que você diria para essa pessoa começar a se importar com esse tema?

Na primeira vez em que essa pessoa tiver que dar a razão de sua fé a um cético, ateu e/ou mesmo um darwinista, vai sentir falta do tempo que desperdiçou e que não aproveitou para se informar a respeito de assuntos que iriam ajudar “Tomés” modernos a se convencerem da verdade para, depois, aceitar a personificação da Verdade: Jesus.[MB]

A propósito, o comentário mais votado sobre o significado do sábado foi o da Daniela Susana Gois. Parabéns, Daniela! A camiseta é sua.