domingo, dezembro 12, 2010

USAF quer construir mosca-robô assassina

A USAF, a Força Aérea dos Estados Unidos, está trabalhando em um projeto de desenvolvimento de robôs do tamanho de insetos, desenhados para missões de espionagem, reconhecimento e até assassinato. Segundo o pronunciamento feito nesta quarta-feira pelo Escritório de Pesquisa Científica da Força Aérea - AFOSR, os engenheiros dos laboratórios da Califórnia irão aprender como construir pequenos robôs voadores - chamados de Micro Air Vehicules (MAVs) - que podem voar através de portas, aberturas e coberturas, conta o site The Register. Para tanto, os pesquisadores estão analisando o comportamento das moscas em túneis com muitos obstáculos, buscando medidas para melhorar a estabilização de voo e navegação em veículos desse tamanho, explica o Dr. William Larkin, do AFOSR.

Para seguir as moscas durante seu voo, os pesquisadores construíram um sistema de rastreamento 3D, que tem o incrível desafio de localizar quase que instantaneamente os insetos dentro da arena de testes. Ainda segundo o The Register, se os cientistas da USAF conseguirem compreender os mecanismos utilizados pelas moscas para se orientarem durante o voo, eles poderão utilizar as mesmas ideias para melhorar as manobras com os MAVs onde o sinal de GPS não chega.

(Terra)

Nota: Novamente o design inteligente observado na natureza serve de referência para cientistas desenvolver suas pesquisas, gastando muito dinheiro, tempo e... inteligência. Se a cópia exige planejamento inteligente, o que dizer do original? Mudando de assunto, essa notícia me faz pensar em Apocalipse 13 e nas pretensões da besta que emerge da terra. Pretensões de poder absoluto e de dominação/fiscalização do mundo. Está tudo previsto.[MB]