segunda-feira, novembro 11, 2013

Tufão deixa milhares de mortos nas Filipinas

Nenhuma casa de pé
O supertufão Haiyan, que está sendo considerado um dos maiores da história, pode ter deixado mais de 10 mil mortos durante sua passagem pelas Filipinas, informou neste domingo (10) a polícia do país. Segundo o chefe da polícia regional, Elmer Soria, o Haiyan destruiu entre 70% e 80% da cidade de Tacloban, a mais atingida pelo tufão. Depois que a cidade passou várias horas sem comunicação, no sábado começaram a chegar imagens da destruição do Tacloban: casas completamente destruídas, estradas intransitáveis devido ao grande número de postes de luz e todo tipo de objetos arrastados, e árvores totalmente desgalhadas. “A devastação é total. Não é possível reconhecer a cidade agora”, disse o tenente Jim Alagao.

Segundo o governo filipino, cerca de quatro milhões de pessoas, em 36 províncias diferentes, foram afetadas pela passagem do tufão. “O tufão criou um prejuízo em massa e quase nenhuma casa ficou de pé nas áreas mais afetadas”, disse o porta-voz Reynaldo Balido. Antes da chegada deste último tufão às Filipinas, o 24º do ano, os meteorologistas tinham advertido que poderia ter um efeito devastador maior que o tufão Bopha, que em 2012 deixou cerca de mil mortos.

Após arrasar o centro e sul das Filipinas, o Haiyan está no Mar do Sul da China em direção ao Vietnã, onde as autoridades já iniciaram as operações de evacuação.